Vaticano

Sede da Igreja Católica, o Vaticano é o mais pequeno Estado do mundo, tanto em território como em população, com apenas 836 habitantes e somente 0,44 km². Criado pelo Tratado de Latrão em 1929, é um enclave soberano da Santa Sé, localizado no centro da cidade de Roma. A segurança do Vaticano é garantida pelo estado italiano, excetuando a protecção do Papa que é da responsabilidade da Guarda Suiça.

Local de inigualável beleza artística e reconhecida pela UNESCO como Património Mundial, a cidade do Vaticano reúne um valioso espólio de obras de arte dos mais famosos pintores, escultores e arquitetos do período do Renascimento - Bramante, Rafael, Miguel Ângelo ou Bernini. A Basílica de São Pedro, a maior do mundo, os Jardins, a Capela Sistina, os Museus, a Biblioteca e o Arquivo Secreto do Vaticano, são apenas alguns dos mais emblemáticos monumentos deste Estado. Para se ter noção da grandeza de todos eles, basta referir que o Palácio Apostólico, residência do Papa, o chefe máximo da cidade-estado, tem 5 mil quartos, 200 salas e 22 pátios. Tudo é simbólico na cidade, onde os habitantes são sobretudo membros da igreja, provenientes de vários pontos do Globo. Para além das imensas obras de arte reunidas na cidade do Vaticano, o Estado tutela outros edifícios, particularmente em Roma, que gozam de direitos extraterritoriais - o Castelo de Gandolfo, as Basílicas Patriarcais de São Paulo Extramuros, a de São João de Latrão, e a de Santa Maria Maior. Todos estes monumentos integram a lista da UNESCO, Património Mundial da Humanidade.

Marco da espiritualidade e centro do Catolicismo desde o século IV, o Vaticano continua a ser um ponto de encontro de cristãos que enchem diariamente a Praça de São Pedro. Atraídos pela sua grandiosidade e beleza, também acorrem a este local milhares de turistas de todo o mundo.

QRCode: Vaticano



Área: 0,44 km²

População: 832

Capital: Cidade do Vaticano (832)

Per capita (US$): 416

Língua: Italiano e Latim

Religião: Cristianismo