Aruba

São apenas 32 km de comprimento e 10 km de largura, mas muito fascinantes. Aruba é uma pequena ilha, grande em beleza, gente acolhedora e praias encantadoras. Território integrado no Reino dos Países Baixos, está localizado ao largo da Venezuela, no chamado arquipélago ABC das Caraíbas - Aruba, Bonaire e Curaçau. Tem grandes trunfos face a outras ilhas desta região, pois está praticamente imune aos furacões, as chuvas são raras, a gastronomia é variada e possui uma grande oferta hoteleira. Separada das Antilhas Holandesas desde 1986, vive essencialmente do turismo e da transformação do petróleo. 

O território é uma mescla entre a cultura europeia e as tradições indígenas. A capital, Oranjestad, é disso exemplo, com as suas casas de arquitetura holandesa, pintadas com tons fortes que dão um colorido muito peculiar à cidade. Para se conhecer a história do território é imprescindível uma visita aos museus da História de Aruba, o Arqueológico, o Numismático, bem como à Cas di Cultura (Casa da Cultura), o local ideal para ver exposições e outros espetáculos artísticos. O Forte Zoutman com a Torre Guillermo III e o porto livre de impostos, são outras atrações da ?cidade laranja?. Mas a grande riqueza desta ilha está nas suas praias, consideradas das mais belas do mundo. Palm Beach, uma espécie de Copacabana/Waikiki, é a mais famosa. Eagle Beach foi a primeira praia a ser explorada e os seus hotéis estão implantados mesmo em cima do areal. Esta é uma das praias onde se podem apreciar as famosas árvores watapana (divi-divi), esculpidas pelos ventos alísios. A norte, destaque para Arashi e Malmok. A sul da capital encontramos Nikky Beach, uma famosa estância exclusiva. Na outra ponta da ilha encontramos Baby Beach e Rodgers Beach, praias mais calmas e desertas. Yamamota - o ponto mais alto da ilha, o Parque Natural de Arikok, as ruínas das minas de ouro e o farol Califórnia, são outras das atracções de Aruba.

Uma verdadeira pérola nas Caraíbas, Aruba reúne tudo o que qualquer turista procura - praias de água cristalina, uma vida noturna animada, hotéis luxuosos e gente hospitaleira. É o local perfeito para desfrutar ao máximo o calor do Caribe.

QRCode: Aruba



Área: 193 km²

População: 103.065

Capital: Oranjestad (26.355)

Per capita (US$): 23.831

Língua: Neerlandês e Papiamento

Religião: Cristianismo