Índia

New Delhi

Berço de civilizações, cenário de vastos impérios, a Índia, estado-membro da Commonwealth, o segundo país mais populoso do planeta, é hoje um importante foco económico, comercial e académico. O desenvolvimento que tem avassalado o país não secundariza a importância do riquíssimo passado histórico, em que os portugueses também tiveram uma palavra a dizer.

Um país onde a sociedade é muito definida por castas e os valores tradicionais das famílias são muito respeitados, coexistindo com uma grande diversidade religiosa e cultural, a Índia guarda em si as cidades sagradas do Hinduísmo e Sikhismo. No maior estado do país, Rajasthan, encontramos cidades de todas as cores: Jaisalmer, cidade dourada, cuja cor das habitações não difere do tom das dunas desérticas que a rodeiam, Jodhpur, cidade azul, onde a cor do céu foi escolhida para adornar os edifícios em torno do Forte de Mehrangarh, uma das principais atrações da cidade, Jaipur, cidade rosa, que resulta da vontade de um marajá de colorir os edifícios para acolher o Príncipe de Gales, em 1876, e ainda Udaipur, a cidade branca, um local fascinante, em que os lagos dão uma beleza rara aos muitos palácios, alguns agora convertidos em hotéis (lake palace), e localizados precisamente no meio dos lagos. Nas margens do Rio Yamuna encontramos a cidade de Agra, que guarda uma das 7 Maravilhas do Mundo, o Taj Mahal, considerado a maior prova de amor de sempre. O famoso mausoléu é o cartão postal desta cidade e um dos muitos locais na Índia que a UNESCO classifica como Património da Humanidade. Os Parques Naturais de Kaziranga (habitat dos rinocerontes de um só chifre), o de Keoladeo (por onde passam grous siberianos ou pássaros vindos do Afeganistão) e o de Sundarbans (onde se registam processos ecológicos de enorme interesse) são três das maravilhas naturais, a que se juntam o Santuário de Vida Selvagem de Manas, aos pés dos Himalaias e que alberga inúmeras espécies em vias de extinção, e os Parques Naturais de Nandi Devi e o do Vale das Flores, localizados numa bacia glaciar, rodeada de picos montanhosos com uma fauna e flora muito diversificadas, todos estes classificados pela UNESCO. 

As marcas religiosas são quase sempre características de outras tantas atrações também classificadas pela UNESCO: o Forte de Agra, as Grutas de Ajanta, os Monumentos Budistas de Sanchi, o Parque Arqueológico de Champaner, a Estação de Chhatrapati Shivaji, as Igrejas e Conventos de Goa, as Grutas Elephanta, as Grutas Ellora, a cidade de Fatehpur Sikri, os Grandes Templos Vivos de Chola, os Monumentos de Hampi, os Monumentos de Mahabalipuram, os Monumentos de Pattadakal, a Tumba de Humayun, os Monumentos de Khajuraho, o Templo Mahabodhi em Bodh Gaya, os Caminhos de Ferro de montanha, o Minarete Qutb Minar, o Complexo Red Fort, os abrigos rochosos de Bhimbetka, o Templo do Sol em Konarak e o Observatório de Jantar Mantar. Palácios, fortificações, mausoléus, castelos, templos de religiões diversas, palco de eventos do mais variado que existe, centros de culto, com uma riqueza patrimonial imensa. A Índia é, sem dúvida, um país com segredos enormes a desvendar. Estes são apenas alguns dos locais onde se pode tentar fazê-lo. A capital, Nova Deli, é um centro económico bem movimentado e que aloja, entre muitos locais de interesse, o famoso Templo de Lótus, uma das maiores casas de adoração da Fé bahá’i. Já a fé do Hinduísmo é clara na cidade banhada pelo Rio Ganges, Varanasi, uma cidade cheia de cor e onde o rio centra as atenções dos milhares de peregrinos que acorrem ao local anualmente. Outro local de peregrinação para a religião Sikh é o Templo Dourado em Amritsar. Local de menos paz e mais perturbação será a região de Caxemira que, apesar dos belos lagos, palácios e templos, não deixa de ser palco de um já velho conflito com o vizinho Paquistão, que reivindica parte do território. Também a Norte, uma cidade a destacar é Chandigarh, a capital do estado do Punjab e de Haryana. Esta cidade tal como Brasília foi projetada sob coordenadas muito específicas e modernas. Com maior importância também na História de Portugal, destaque para as cidades de Bombaim, que se mantém como o maior centro comercial da Índia e que é, em simultâneo, a casa do Bollywood (a indústria cinematográfica indiana). Goa, na costa do Mar da Arábia, foi a capital da Índia Portuguesa e também está recheada de fortes, templos e praias que vale a pena conhecer. Cochim, no Sul do país, também é ponto de paragem obrigatório. Desde o imponente forte à sinagoga ou às redes de pesca chinesas, são locais que merecem uma visita nesta cidade. Calcutá, desde o palácio do governo, às suas catedrais, às movimentadas pontes, passando pelo mercado das flores, esta cidade bem merece uma visita. As ilhas de Andaman e Nicobar também figuram na lista dos sítios por onde passar vale a pena. 

Muito apreciada e não menos interessante é a gastronomia do país, em que as especiarias são rainhas. Quanto às tradições também não faltam. Eventos como os festivais: Holi, o Diwali, o Durga Puja o Vesak ou o de Jaisalmer, são apenas alguns exemplos das manifestações culturais do povo indiano. A Índia é um país cativante, de Norte a Sul, incluindo as paisagens da cadeia dos Himalaias, o Deserto do Thar (que pode ser conhecido a bordo do comboio, o Maharaja' Express), as praias das cidades costeiras, a calma dos muitos lagos que abundam no país e  um povo muito heterogéneo cuja mistura resulta de forma sublime. Trata-se de um território colorido, onde qualquer pessoa é levada a deixar-se fascinar e nunca se ficar indiferente.

Ver Ásia

Bandeira Índia
  • Índia (IND)
  • Capital: Nova Deli
  • Região: Asia (Southern Asia)
  • Fuso Horário: +05:30
  • Denominação: Indian
  • Area: 3 287 590 km2
  • Fronteira com:
    AFG, BGD, BTN, MMR, CHN, NPL, PAK
  • População: 1 295 210 000
  • Lingua: Hindi, English
  • Moeda: Indian rupee
  • Internet: .in
  • Telefone: +91