Japão

Tokyo

Terra do Sol Nascente, o Japão é um país insular no Oceano Pacífico, constituído por 6852 ilhas, sendo Honshu, Hokkaido, Kyushu e Shikoku as maiores e  onde se podem encontrar os mais dinâmicos centros urbanos. Pólo de um desenvolvimento económico e tecnológico quase ímpar, o antigo Reino dos Samurais é um país muito atrativo, fruto de uma cultura diversificada e rica, que se reflete nas cidades densas, palácios imperiais, jardins e parques nacionais, milhares de santuários e templos, e nos díspares modos de vida das populações.

Tóquio é a capital do país e a sexta cidade mais visitada. A metrópole tem inúmeros pontos de interesse, de entre os quais se destacam a famosa Torre de Tóquio, o Palácio Imperial do Japão, os muitos templos budistas, os jardins tipicamente japoneses, a Ponte Nijuu Bashi ou o Parque Ueno. Também a antiga capital não dispensa uma passagem - Quioto, no Centro Sul do país, é uma cidade muito bela, com imensos templos. Feitos de madeira, pintados de dourado, prateado ou com belos jardins em pedra, a cidade tem sido palco de inúmeros festivais anuais. Com vista para várias cidades da principal ilha japonesa está o Monte Fuji, cujo pico mais elevado está a 3776 m. Gotemba, Fuji-Yoshida e Fujinomya são as três cidades que envolvem o monte, visitado anualmente por turistas e alpinistas. Embora sendo um vulcão ativo, o risco de erupção é baixo, o que o torna muito atrativo. Na base da montanha encontra-se Aokigahara, uma região recheada de cavernas que não degelam mesmo no Verão. São muitas as lendas que habitam este local, rodeado de misticismo.

Místicas também são as florestas e as montanhas que habitam as ilhas japonesas. Com uma fauna e flora riquíssimas encontramos as ilhas Ogasawara, Shirakami-Sanchi, Shiretoko e Yakushima, onde se encontram as famosas árvores sugi. Todos estes locais são Património da UNESCO. Também famosos são os templos, com pagodes de madeira e de uma beleza única. Belos exemplares são Himeji, um complexo palaciano com 82 edifícios, os Monumentos Budistas de Hōryū-ji (em Nara), que integram as mais antigas construções em madeira do mundo, o Santuário Itsukushima Shinto, os Templos e Santuários de Nikkō e os locais sagrados e rotas de peregrinos na Montanha Kii. A evolução da arquitetura japonesa pode ser constatada em mais dois locais classificados pela UNESCO: a zona histórica do Antigo Quioto, onde se destaca o templo budista independente Kiyomizu-dera, um dos finalistas das 7 maravilhas do mundo moderno, bem como a zona histórica da Antiga Nara. As histórias guardadas ao longo de 500 anos do Reino Ryukyu podem ser vistas nas ruínas dos castelos, templos e habitações. Pela peculiaridade das casas, feitas de madeira e plantas de arroz, também as vilas de Shirakawa-go e Gokayama constam da lista da UNESCO. Na mesma lista está a Mina de Prata Iwami Ginzan. A força das diferentes religiões está bem patente em todos os sítios referidos, mas a UNESCO não esqueceu também um dos episódios mais tristes e avassaladores da História do Japão, os bombardeamentos de Hiroshima e Nagasaki são locais marcados pela tragédia. O Memorial de Hiroshima, também chamado de Cúpula da Bomba Atómica, é também Património Mundial, e está inserido num parque com vários monumentos que relembram a tragédia.

 Apesar deste pesado legado, os japoneses conseguiram transformar o memorial num local mais leve, onde abundam as águas calmas do rio e os muitos jardins, onde crianças brincam, mulheres passeiam vestindo os famosos kimonos e se misturam pessoas totalmente diferentes, com quotidianos bem distintos e que também contribuem para a riqueza sociocultural do país do Sol Nascente.

Ver Ásia

Bandeira Japão
  • Japão (JPN)
  • Capital: Tóquio
  • Região: Asia (Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +09:00
  • Denominação: Japanese
  • Area: 377 930 km2
  • População: 126 960 000
  • Lingua: Japanese
  • Moeda: Japanese yen
  • Internet: .jp
  • Telefone: +81