Kuwait

Kuwait City

O petróleo é talvez o fator mais decisivo na vida do Kuwait, um país localizado na Península Arábica, entre a Arábia Saudita e o Iraque. Desde que o petróleo foi descoberto no país, em 1930, o crescimento foi galopante. Em 1990, o país entra em guerra e muitos dos principais poços de petróleo foram incendiados. Ainda hoje existem marcas no país e nas suas gentes da Guerra do Golfo.

Uma forma de conhecer um pouco melhor da história do país, nada como percorrer a Estrada 80, que liga o Kuwait à fronteira com o Iraque, onde durante a guerra se deram graves confrontos. Na cidade de Shuwaikh, com uma zona histórica muito interessante, encontra-se o Museu Memorial da Guerra do Golfo. Também na cidade de Bayan podem observar-se marcas da guerra. Com nove ilhas, sendo que apenas uma é habitada Failaka, o Kuwait é um dos países com maior índice de desenvolvimento humano do mundo árabe. A sua capital, Cidade do Kuwait, é a quinta maior reserva de petróleo do mundo. O campo de Bungan, por exemplo, tem uma capacidade de 70 biliões de barris. Mas, além do petróleo, há muito mais para descobrir na Cidade do Kuwait, banhada pela Baía do Kuwait, um porto natural de águas profundas. O Museu Nacional, a Torre da Libertação, a Casa Sadu, onde se pode admirar a arte beduína, o Palácio Sief, a Grande Mesquita, as Torres do Kuwait, o Museu Tariq Rajab centro da arte islâmica, as portas da Velha Cidade ou o Souq Al-Mubarakeya são as principais atrações. Doha, uma vila de pescadores com um porto é outra cidade interessante para conhecer no Kuwait, assim como Al-Jahra, uma cidade industrial, em que se destaca um monumento importante, o Forte Vermelho. A Sul do país fica Al-Ahmadi, um importante centro petrolífero, onde se pode conhecer o Centro de Exposições ligado ao refinamento de petróleo. Os jardins públicos dão um tom mais leve a esta região e a todo o país, constantemente vitimado por tempestades de areia. Quanto à fauna e à flora, registam-se sobretudo espécies que sobrevivem num ambiente desértico como é o do Kuwait, com exceção das ilhas. Um belo passeio pode ser feito de barca até à Ilha de Failaka, um território de enorme importância arqueológica, com uma história que remonta à Idade do Bronze e que ainda apresenta marcas das várias civilizações que por ali passaram, como a Dilmun ou a Helenística. Esta ilha integra a lista dos locais candidatos a Património da UNESCO. Na foz do Rio Shatt al-Arab está localizada a maior ilha do país, Bubiyan que está ligada ao território continental por uma ponte com mais de dois km.

No que toca à cultura do país, o Kuwait tem algumas celebrações importantes, entre as quais se destaca o Hala. A festividade acontece em fevereiro e é uma espécie de Carnaval em que as pessoas saem à rua vestidas e pintadas com as cores da bandeira do país. Trata-se de um evento que chama ao país muitos visitantes.

Ver Ásia

Bandeira Kuwait
  • Kuwait (KWT)
  • Capital: Cidade do Kuwait
  • Região: Asia (Western Asia)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Kuwaiti
  • Area: 17 818 km2
  • Fronteira com:
    IRQ, SAU
  • População: 4 183 658
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: Kuwaiti dinar
  • Internet: .kw
  • Telefone: +965