África do Sul

Pretoria

Diversidade pode ser uma boa palavra para descrever a realidade deste país, independente desde 1910. Diversidade de culturas, de idiomas, de crenças religiosas, de habitantes, mas também de paisagens e ecossistemas. A mescla cultural nem sempre foi fácil de gerir e à história da África do Sul jamais se poderá dissociar o conceito de apartheid, vivido e sentido durante quase meio século. Visitar este país não dispensa uma passagem pelos locais que contam a história de um passado dominado pelo racismo. A Ilha Robben, onde Nelson Mandela esteve preso, é um desses locais e é Património da UNESCO desde 1999. Contígua a Joanesburgo, a região do Soweto reveste-se também de grande importância, contando com a única rua do mundo onde habitaram dois galardoados com o Nobel da Paz, Nelson Mandela e Desmond Tutu.

A África do Sul, estado-membro da Commonwealth, tem três capitais que são, em simultâneo, três cidades com muito para descobrir: a Cidade do Cabo, capital legislativa, Pretória, centro do poder executivo, e Bloemfontein, casa do poder judicial. Joanesburgo é a cidade mais populosa, Durban e Port Elizabeth são outros centros urbanos de referência. A realidade citadina contrasta com as outras paisagens que compõem o país. Lagos, savanas, charcos e pradarias integram o Parque de iSimangaliso. Considerada a maior área de conservação de fauna selvagem, o Parque Kruger, merece também uma visita obrigatória. A região floral do Cabo, que conserva o único ecossistema intacto do mundo, graças à riqueza florística incomparável, é outro ponto de paragem. Sun City, um resort de luxo a 190 km de Joanesburgo é outra das atrações turísticas do país. A Leste, a Cordilheira de Drakensberg, integra a maior cadeia montanhosa da África Meridional. Outro local incontornável para quem visita o país e com uma vista única sobre a Cidade do Cabo é a Table Mountain, com os seus 1086 m de altura e mais de 500 caminhos e veredas. Aqui na província do Cabo Ocidental, região de Stellenbosch, encontramos um clima mediterrâneo quente e ensolarado, ótimo cenário para a produção de vinhos de qualidade. Unindo Pretória à Cidade do Cabo, temos o mítico Blue Train, num percurso de 1600 km através das mais diversas e espetaculares paisagens do subcontinente africano. As planícies arenosas, as cavernas e as montanhas afiadas fazem da paisagem cultural e botânica de Richtersveld mais um local de paragem. Na confluência dos rios Sashi e Limpopo, apresenta-se uma paisagem repleta de ruínas do primeiro reino sul-africano, o Parque Mapungubwe. Para além destes locais Patrimónios da UNESCO, podemos ainda visitar: Sterkfontein, Swartkrans, Kromdraai e Environs.

De safaris a passeios pela montanha, da paisagem da savana para a paisagem desértica ou até a citadina, variedade é marca identificativa da África do Sul, um país que desde o fim do apartheid se tem tentado encontrar a si próprio.

Ver fotos - África

Bandeira África do Sul
  • África do Sul (ZAF)
  • Capital: Pretória, Cidade do Cabo, Bloemfontein
  • Região: Africa (Southern Africa)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: South African
  • Area: 1 221 037 km2
  • Fronteira com:
    BWA, LSO, MOZ, NAM, SWZ, ZWE
  • População: 55 653 654
  • Lingua: Afrikaans, English, Southern Ndebele, Southern Sotho, Swati, Tswana, Tsonga, Venda, Xhosa, Zulu
  • Moeda: South African rand
  • Internet: .za
  • Telefone: +27

Galerias