Países Baixos

Amsterdam

Moinhos, tulipas, tamancos e canais são alguns dos mais importantes símbolos dos Países Baixos, vulgarmente, mas erradamente, chamados de Holanda. Localizados na Europa Ocidental, os Países Baixos tem a maior parte do território abaixo do nível médio da água do mar, um fator determinante, até na própria História do país, daí que as obras que os holandeses levaram a cabo para proteger as suas terras do avanço das águas sejam classificadas como Património da UNESCO. É um país constituinte e integrado no Reino dos Países Baixos, com as ilhas de Aruba, Curaçao e Sint Maarten, localizadas no Mar das Caraíbas. Além das 12 regiões administrativas dos Países Baixos estão três municípios especiais - Bonaire, Saba e Santo Eustáquio, que foram parte integrante das Antilhas Holandesas.

A Linha de Defesa de Amesterdão,  com 135 km, a Estação de Bombagem de Água D.F. Woudagemaal, em Lemmer, a Rede de Moinhos de Kinderdijk-Elshout, uma das grandes atrações turísticas do país e os Canais Concêntricos de Amesterdão, são obras notáveis de engenharia e que têm protegido o país. A luta entre o avanço do mar e os holandeses é ainda patente no pólder de Beemster, o mais antigo terreno ganho ao mar, que concentra um conjunto de diques e canais notável, ou Schokland, um local que, antes península, se tornou ilha, graças ao poder das águas. Todos estes locais são Património da UNESCO e mostram a luta das gentes que habitam o território para o proteger. Os canais, disso resultantes, converteram a capital, Amesterdão, numa segunda Veneza. Os barcos são uma boa forma de conhecer a cidade e de apreciar os canais que circundam os mais emblemáticos edifícios. A bicicleta, mais um símbolo da cultura do país, é também um meio de transporte privilegiado para percorrer uma das cidades mais liberais do mundo. Entre os locais a visitar destacam-se o Museu Van Gogh e as casas museu Rembrandt e Anne Frank, o porto marítimo, o Museu Nacional, o parque de flores mais famoso da Europa, o Keukanhof, o Palácio Real, a Sinagoga, as muitas igrejas e praças famosas ou o Hortus Botanius, um dos mais belos jardins do mundo. Para quem quer conhecer a vida noturna, não faltam espaços. O Bairro da Luz Vermelha é um dos mais notáveis exemplos da ausência de preconceitos que carateriza o povo holandês.

Da capital, seguimos até à capital jurídica do mundo, Haia, onde estão os principais tribunais europeus, assim como os edifícios governamentais. Com 45 museus, 30 teatros, várias praias e 70 000 árvores espalhadas pelas ruas, Haia é, sem dúvida, uma cidade a conhecer na região de Randstad, que alberga ainda Roterdão, cenário do maior porto marítimo da Europa. Erasmus foi o seu mais ilustre habitante e dá hoje nome a alguns edifícios emblemáticos da cidade, com uma arquitetura bem mais moderna do que a que encontramos em Amesterdão, por exemplo. Destacamos, a título de exemplo, as famosas Cube Houses ou a Ponte Erasmus, com traços firmes e lineares. Outra marca da arquitetura modernista pode ser encontrada em Utreque. A Casa Rietveld, Património da UNESCO, é um dos melhores exemplos do movimento De Stijl. Eindhoven, um importante centro tecnológico, Valkenburg, com os seus castelos, e Maastricht, local onde se assinou o Tratado de criação da União Europeia, são outras cidades que merecem uma visita neste país, banhado pelo Mar do Norte e pelo Mar Wadden (Património da UNESCO), com grandes planícies arenosas e canais de drenagem que evacuam a água. Na Caraíbas na Ilha de Curaçao, encontramos mais um local classificado pela UNESCO, a Área Histórica de Willemstad, com o seu porto e arredores, uma cidade cheia de casas de cores garridas e cujos bairros têm marcas claras dos planos de urbanização europeus.

Com um elevado nível de desenvolvimento, é conhecido por ser um país liberal, onde drogas, prostituição e a eutanásia são legais há vários anos. Densamente povoado e dividido em duas partes pelos rios Reno, Waal e Mosa, os Países Baixos são uma bela amostra da Europa Central, dominada pelo progresso e pela prosperidade. Os canais de água, as bicicletas, os moinhos e as flores são adornos que dão um encanto único ao país.

Ver Europa

Bandeira Países Baixos
  • Países Baixos (NLD)
  • Capital: Amesterdão
  • Região: Europe (Western Europe)
  • Fuso Horário: -04:00, +01:00
  • Denominação: Dutch
  • Area: 41 850 km2
  • Fronteira com:
    BEL, DEU
  • População: 17 019 800
  • Lingua: Dutch
  • Moeda: Euro
  • Internet: .nl
  • Telefone: +31