Bahrein

Manama

Com uma posição estratégica do ponto de vista económico e político, o Bahrein é hoje um país com importância relevante no Médio Oriente, graças sobretudo ao refinamento de petróleo. A descoberta do ouro negro colocou em segundo plano a pesca de pérolas, que foi durante anos característica deste país insular do Golfo Pérsico, com fronteiras marítimas a Leste com a Arábia Saudita e a Nordeste com o Qatar.

Independente desde 1971, o país é considerado dos mais liberais no que toca à prática da religião islâmica. Contudo, não é de estranhar encontrar nas ruas mulheres com véus ou burkas. A religião mantém-se muito enraizada no país, apesar das ideias capitalistas tenderem a alterar essa situação, num futuro próximo. No total, o país é constituído por 35 ilhas e algumas ilhotas, sendo que apenas três são habitadas, Bahrein, a maior de todas, Umm Nassam e Al Muharraq. Destaque-se que a ilha principal se encontra ligada a Al Muharraq e a Sitra por uma estradas e pontes. Todas as ilhas que compõem o país misturam a cultura com a beleza natural. Além das belas praias, os turistas podem apreciar uma fauna e flora muito ricas, com mais de 200 espécies de árvores e inúmeros animais, nomeadamente gazelas, lebres e mangusto. Entre as praias mais conhecidas destacam-se Asry, Juffair, Abu Sabh, Al Dair ou Zallaq. Mais que as praias e as belas paisagens, talvez seja na história e na cultura deste país do Médio Oriente que se encontra a sua maior riqueza.

Desde sempre cobiçado pelos colonizadores, o arquipélago passou pelas mãos dos persas, dos portugueses, e dos ingleses. As marcas da passagem de diferentes povos pelo território são bem patentes. Uma das mais notórias é o Forte Português Qal'at al-Bahrein, considerado Património da UNESCO desde 2005. Também na lista UNESCO figuram os Túmulos de Dilmun e o testemunho da indústria perlífera do país. Na capital, Manama, onde está concentrada um quarto da população do país, são nítidas as diferenças entre os edifícios coloniais e os mais modernos, como o World Trade Centre. Para os mais curiosos, nada como visitar o Museu Nacional, a Casa do Corão, a Mesquita Al-Fatih e o Forte Arad. Conhecer os famosos souks também é imperdível. Outro local a explorar numa passagem pelo Bahrein é o sítio arqueológico de Barbar, com vários templos do II e III milénios, dedicados ao Deus da Sabedoria, Enqui. Para conhecer a cultura do povo do país, nada melhor que ir também até Bani Jamrah, onde se podem observar os mercadores a tecerem roupas. É um local colorido e apreciado pelos turistas. Quem preferir um local mais tranquilo pode encontrar refúgio em Nabih Saeh, onde se encontram os belos jardins de tamareiras.

Num país ainda tradicional, são já mais que evidentes as marcas da modernidade. Sakhir é dos locais que mais visitantes recebe, graças ao Grande Prémio de Fórmula 1. No total, são oito milhões os turistas que anualmente visitam a Pérola da Arábia.

Ver fotos - Ásia

Bandeira Bahrein
  • Bahrein (BHR)
  • Capital: Manama
  • Região: Asia (Western Asia)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Bahraini
  • Area: 765 km2
  • População: 1 404 900
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: Bahraini dinar
  • Internet: .bh
  • Telefone: +973

Galerias