Israel

Jerusalem

Este país do Médio Oriente, banhado pelo Mar Mediterrâneo e Mar Vermelho, faz fronteira com o Líbano, Síria, Jordânia, Egipto e, ainda, com os territórios da Palestina, sendo considerado a Terra Santa bíblica por judeus, cristãos e muçulmanos. Independente desde 1948, Israel é o único país predominante judaico do mundo, palco de um conjunto de manifestações religiosas, de credos diferentes que conferem ao país um identidade sobretudo religiosa.

Os locais sagrados de fé Bahá'í e os antigos assentamentos das cidades bíblicas de Megido, Hazor e Bersebá merecem o reconhecimento da Unesco. A Rota do Incenso nas cidades desérticas do Neguev (com areias de muitas cores) também consta da lista. Masada, um palácio construído por Herodes, onde se podem ver as ruínas do palácio em estilo clássico e as marcas de um cerco romano. Destaque ainda para a Cidade Antiga de Acre, a norte da Baía de Haifa. A cidade é um exemplo perfeito do planeamento de Jerusalém e conta com um porto, mesquitas e pátios. Relevo ainda para a Cidade Branca de Tel Aviv, a maior concentração do mundo de prédios em Estilo Bahaus, de cor branca. Além dos locais distinguidos pela Unesco, Israel está recheado de outros locais importantes. As igrejas, as mesquitas e as sinagogas estão espalhadas por todo o território.

A capital, Jerusalém, é considerada a "cidade santa" e trata-se do centro religioso mais importante do mundo. A cidade é um contraste entre edifícios mais modernos e os mais tradicionais, onde se encontram os locais bíblicos. No bairro cristão merece destaque a Basílica do Santo Sepulcro, para onde convergem católicos, ortodoxos, sírios, No bairro Arménio destaque para o Museu Torre de David, a Igreja de Santiago Maior ou o minarete otomano. Já no bairro judeu, destaque para as inúmeras sinagogas. Imperdível, uma passagem pelo Monte do Templo, onde encontramos o célebre Muro da Lamentações e ainda a Mesquita de Al-Aqsa, com a sua cúpula prateada. Igrejas importantes e locais bíblicos de enorme importância podem também ser visitados no Monte das Oliveiras e Vale de Cedrão, no Monte de Sião ou na Mesquita de Omar. Tel Aviv é uma cidade moderna com vários monumentos interessantes e muitos museus onde se conta a História do país, tão rica sobretudo do ponto de vista religioso. Já Jafa é uma cidade labiríntica, com várias mesquitas e museus também. Na região da Galileia, destaque para as muitas sinagogas e paisagens bíblicas de relevo. Além dos locais sagrados, em que incluímos também o Rio Jordão e o Mar Morto, destaque ainda para a beleza natural do país - Eilat, as margens do Mar da Galileia, o Parque Nacional Ein Gedi, o sítio arqueológico de Qumran e as cidades de Jericó e Nazaré, em que se destaca a Basílica da Anunciação.

Apesar da beleza arquitetónica do país e essencialmente do valor histórico de cada um dos monumentos religiosos que se encontram em Israel, a verdade é que há uma sombra que paira constantemente sobre a designada Terra Santa ou Terra Prometida, a guerra com os palestinianos, que reivindicam parte do território e alguns dos locais aqui elencados. São pesadelos que travam que impedem o sonho de este território ser, de facto, um local sagrado onde a paz impere.

Israel

  • Israel (ISR)
  • Capital: Jerusalém
  • Região: Asia (Western Asia)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Israeli
  • Area: 20,770 km2
  • Fronteira com:
    EGY, JOR, LBN, PSE, SYR
  • População: 8,527,400
  • Lingua: Hebrew (modern), Arabic
  • Moeda: Israeli new shekel
  • Internet: .il
  • Telefone: +972