Arábia Saudita

Riyadh

A Arábia Saudita (1932) é um país no deserto que abrange a maior parte da península Arábica, banhada pelo mar Vermelho e pelo golfo Pérsico. Conhecida como o local de nascimento do islamismo, até há pouco tempo era um dos países mais fechados do mundo.Tesouros religiosos e arquitectónicos, alguns deles classificados pela Unesco, belas paisagens naturais e uma vida cultural vibrante são aspectos que tornam o país atractivo. 

Riade é a capital deste país, o maior da Ásia e um dos mais poderosos do mundo, graças ao facto de ter a maior reserva de petróleo do globo e a sexta maior de gás natural. Situada num enorme oásis, Riade tem mais de 4 milhões de habitantes e é o centro administrativo, cultural e financeiro da Arábia Saudita. O parque Al Bujairi, o museu nacional, o forte Al Masmak, a grande mesquita Al Rajhi, o parque Rei Abdullah, a grande mesquita Rei Khalid, a grande mesquita Imam Turki bin Adbdullah, a mesquita Pricesa Latifa e o Kingdom Center são apenas parte do que se pode ver na capital saudita. As visitas ao deserto em torno da cidade, ao monte Al-Qara e Jawatha Al Ahsaq e ao distrito de At-Turaif a cidade de ad-Dir’iyá, Património da Unesco, são também de realçar. No litoral do mar Vermelho encontra-se o maior porto do país e o mais rico do Médio Oriente e do Sudoeste Asiático, Jeddah. Capital comercial da Arábia Saudita, a cidade tem inúmeros pontos de interesse, com destaque para o bem preservado centro histórico, património da Unesco . O local arquitetónico de El Balal, a fonte do Rei Fahd, a corniche de Jeddah, a mesquita Flutuante, a mesquita Khadija Baghlaf ou a mesquita Al-Jaffali são outros monumentos importantes desta cidade, situada apenas a 73 kms de Meca, constituindo-se como a porta de entrada para os visitantes da mais importante cidade para o Islamismo.

São mais de 13 milhões os muçulmanos que, todos os anos, vão a Meca orar numa das duas principais peregrinações, a Haje e a Umrah. Fechada, para já, a qualquer pessoa que não seja islâmica, a cidade tem na Grande Mesquita a sua grande atração. Trata-se da maior mesquita do mundo, construída em torno da Caaba, a construção cúbica para onde todos se voltam para rezar e que é, por isso, o mais sagrado de todos os lugares do Islão. Meca mantém ainda cerca de 20 monumentos que datam da época do profeta Maomé, os que sobreviveram à “Lei Saudita” que, nos anos 80, destruiu a maior parte dos monumentos religiosos por considerar que eram uma forma de idolatria. O mesmo aconteceu na outra cidade sagrada do Islão em território saudita, Medina. Muito marcada também pela chegada do profeta Maomé ao território, a cidade tem alguns pontos imperdíveis, com destaque para a Mesquita do Profeta (Al-Masjid Al-Nabawi), com o túmulo de Maomé, o cemitério de Al-Baqi, onde está sepultada a filha do profeta, a mesquita Quba, a mesquita Verde ou a montanha Uhud. Com enorme importância no país estão ainda os três outros locais inscritos na lista da Unesco: o oásis Al-Ahsa, o maior oásis do mundo, o sítio arqueológico de Al-Hijr ou vulgarmente, Mada'in Saleh, com tumbas monumentais, fachadas ornamentais e importantes pinturas rupestres, e o sítio de arte rupestre de Ha'il, com representações que cobrem cerca de 10 mil anos de história humana. A cidade de Dammam, com o espetacular centro cultural King Abdulaziz, o maior deserto de areia contígua do mundo, Rub' al-Khali, “a quarta parte vazia” e a cratera vulcânica de Al Wahbab são outros pontos de grande interesse.

A abertura do país ao turismo faz antever algumas mudanças a nível político e social. Um povo afável, boas infraestruturas de apoio aos visitantes e o facto de se tratar de uma sociedade em que quase não há crime, podem ser trunfos para uma boa visita à Arábia Saudita.

Arábia Saudita

  • Arábia Saudita (SAU)
  • Capital: Riade
  • Região: Asia (Western Asia)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Saudi Arabian
  • Area: 2,149,690 km2
  • Fronteira com:
    IRQ, JOR, KWT, OMN, QAT, ARE, YEM
  • População: 32,248,200
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: Saudi riyal
  • Internet: .sa
  • Telefone: +966