Emirados Árabes

Abu Dhabi

Os Emirados Árabes Unidos (1971) são uma nação da península Arábica localizada predominantemente ao longo do golfo Pérsico. O país é uma federação de 7 emirados: Abu Dhabi, a capital, Dubai, Ajman, Sharjah, Ras Al-Khaimah, Umm Al-Quwain e Fujairah. Diferentes entre si, os Emirados Árabes Unidos são dos países com o IDH - índice de desenvolvimento humano mais elevado e um dos mais desenvolvidos do Médio Oriente

A produção e exportação do petróleo são o motor do grande desenvolvimento deste país. Somente o emirado de Dubai não tem no petróleo a principal fonte de receitas. A sua economia é impulsionada pela movimentação financeira das empresas transnacionais. É na capital que se concentram a maior parte das estruturas . Em Abu Dhabi, para além da deslumbrante Grande Mesquita Sheikh Zayed, com lustres de cristal e espaço para 41.000 fiéis, há muito mais para ver, onde elegantes mesquitas contrastam com arranha-céus gigantescos. A Cornish de Abu Dahbi, um conjunto de parques e fontes, as praias, as marinas, os museus, os seus bairros e mercados também são famosos e atrativos. Realce-se o projeto para a ilha de Saadiyat, a “ilha da felicidade”, com hotéis, escritórios, mas também parques de lazer e até mini museus - do Louvre ou Guggenheim. Chamado de "pérola do golfo pérsico", o Dubai é um local surreal. Palm Island, a ilha artificial em forma de palmeira é uma das maiores atrações da cidade, a par da ilha em forma de planeta. Este emirado conta também com centros comerciais gigantescos, o maior edifício do mundo, Burj Khalifa, os mais famosos hotéis do mundo, uma bela mesquita (Jumeirah), que revela a moderna arquitetura islâmica, mercados de todas as formas e feitios, locais para corridas de camelos, parques temáticos com quilómetros de dimensão e o belo museu do Dubai, localizado dentro do forte Al Fahidi. Na zona mais antiga da cidade, e menos megalómana, podemos encontrar outros tesouros. Um passeio pelo canal é uma das melhores formas de conhecer o local. Existe um único local do país, considerado Patrimóno da Unesco: os sítios culturais de Al-Ain. Trata-se de um conjunto de propriedades que atestam a ocupação humana sedentária na região desértica. 

O mais pequeno dos emirados, Ajman, com belas povoações agrícolas, tem recebido inúmeros habitantes vindos dos emirados vizinhos, o que se tem refletido num crescimento explosivo de algumas atividades, nomeadamente da construção civil. Sharjah é a capital cultural do país e conta, além do seu território, com três ilhas. Tem para oferecer aos visitantes vários museus, mesquitas imponentes, amplos oásis e o belo Porto Khalid. Ras-Khaimah, na fronteira com Omã, carateriza-se por ser a casa de várias universidades estrangeiras. Já Umm Al-Quwain tem no Falaj al-Mualla, um oásis natural e exótico, um dos principais atrativos. Fujairah é dos locais ideais para a prática de desportos aquáticos e para o campismo. A cidade histórica de Dibba al-Fujairah e a aldeia de Bidiya  são outras atrações deste Emirado.

Apesar das diferenças que os caraterizam, nos Emirados Árabes tudo parece possível. A viver um crescimento sem precedentes, em resultado dos lucros resultantes do petróleo, os emirados são também um país apetecível para os milhões de visitantes.

Emirados Árabes

  • Emirados Árabes (ARE)
  • Capital: Abu Dhabi
  • Região: Asia (Western Asia)
  • Fuso Horário: +04
  • Denominação: Emirati
  • Area: 83,600 km2
  • Fronteira com:
    OMN, SAU
  • População: 9,856,000
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: United Arab Emirates dirham
  • Internet: .ae
  • Telefone: +971