Vietname

Hanoi

Localizado na Indochina, o Vietname tem um passado histórico rico, mas muito marcado pelo conflito armado de um passado recente. A guerra que assolou o país entre 1959 e 1975, deixou marcas profundas nos vietnamitas. Ainda hoje, quem quiser conhecer este episódio triste da História mundial pode fazê-lo no Museu Militar do Vietname, em Hanói, ou no Museu da Guerra em Ho Chi Minh. Nesta cidade, a mais populosa do país, pode partir-se para uma visita a locais que mostram episódios do conflito vivido entre vietnamitas do Norte e do Sul: os túneis de Ku-Chi, onde os soldados se escondiam, ou pelo delta do Rio Mekong, por onde se entra na selva onde também decorreram batalhas.

Apesar da guerra, o povo vietnamita é conhecido por ser caloroso e hospitaleiro com os visitantes. Com os típicos trajes do país e os famosos chapéus de folhas, os nón lá, as gentes que habitam o Vietname mostram com orgulho os vestígios que ficaram do domínio das várias dinastias ao longo dos séculos. Essas marcas podem ser vistas nos locais classificados como Património da UNESCO: a Cidadela Imperial de Thăng Long, uma fortaleza muralhada em Hanói, a Cidadela da Dinastia Ho, no meio das montanhas e que revela uma nova forma de construção na Ásia, a Cidade Antiga de Hoi An, com pontes e casas de rara beleza, o Santuário Mi-sön, onde se encontram as sepulturas da dinastia Cham, ou os Monumentos da pitoresca Huế, com castelos, palácios, pagodes e pátios, que podem ser observados através de um passeio no Rio Perfume, a bordo de um barco em forma de Dragão, um dos símbolos principais do país, e figura central de mais um local classificado pela UNESCO, a Baía de Ha Long. Trata-se da mais famosa baía do país, com cerca de 3000 mil ilhotas de calcário. Com praias, grutas e cavernas, este é um dos locais mais visitado, especialmente pelo seu misticismo.Também de rara beleza, com grutas, cavernas, rios subterrâneos e formações rochosas peculiares encontramos o Parque Natural Phong Nha-Kẻ Bàng, uma das maiores regiões de pedras calcárias do mundo que se estende até ao Laos

País estreito, o Vietname pode ser conhecido de forma fácil e confortável a bordo de um dos comboios que liga as duas principais cidades do país, Hanói e  Ho Chi Min. Percorrendo o país em cerca de 30 horas, promovem visões únicas das paisagens variadas do Vietname, nomeadamente das regiões de Mui Ne e Nha Trang. A viagem pode iniciar-se na capital, onde não faltam muitas atrações. Hanói é conhecida por cidade dos lagos, integrando o Lago Hoàn Kiem, o Bay Mau, o Halais ou o Oeste, onde se podem encontrar vários pagodes. Recheada de museus, galerias de arte e praças de comércio, a cidade oferece ainda mais de 600 pagodes e templos, espalhados pelos vários bairros, a Praça Ba Dinh ou o Templo da Literatura. Podem ainda encontrar-se edifícios com clara influência da presença francesa no local, como a Ópera de Hanói, o Palácio Presidencial ou a Catedral de St. Joseph. A sul, após 30 horas de viagem de comboio, chegamos a Ho Chi Min, antiga Saigão, cidade cortada a meio pelo Rio Mekong. Fundada pelos Khmers, a cidade é o principal centro industrial e comercial do país. Com vários bairros que merecem uma visita, Ho Chi Min tem para oferecer diversos templos, sendo que os mais populares se podem encontrar na Chinatown, Chợ Lớn. O Palácio da Reunificação, o imponente pagode imperial de Jade e o Grande Mercado Ben Thanh são mais três sítios a visitar neste local, que serviu de cenário para o fim do conflito que arruinou o país no século XX. 

Actualmente os vietnamitas olham em frente, mostrando o que o país tem de melhor e que é, sem dúvida, a mistura no mesmo território de cidades fascinantes, belas praias de águas cristalinas, templos e pagodes que demonstram a profunda espiritualidade das suas gentes, ruínas do passado do país, uma gastronomia apreciada pelos turistas e, também, uma mistura de sons, de cores e de cheiros que marcam qualquer visitante.

Vietname

  • Vietname (VNM)
  • Capital: Hanói
  • Região: Asia (South-Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +07:00
  • Denominação: Vietnamese
  • Area: 331,212 km2
  • Fronteira com:
    KHM, CHN, LAO
  • População: 92,700,000
  • Lingua: Vietnamese
  • Moeda: Vietnamese đồng
  • Internet: .vn
  • Telefone: +84