Egito

Cairo

Pirâmides, faraós, sarcófagos, delta do Nilo, são apenas algumas das ideias que nos surgem no pensamento quando se pensa no Egito, país independente desde 1922 e um dos mais populosos do continente africano. Berço de uma das civilizações mais antigas e estudadas de sempre, integra a Península do Sinai, na Ásia, sendo por isso uma nação transcontinental.

Cairo é a capital do país e uma das cidades mais visitadas. A fusão entre os modernos edifícios e a parte antiga da cidade convivem em harmonia - as mesquitas, os templos, madraças e outros monumentos representativos do grande império, são Património da UNESCO. Duas cidades imperdíveis são Alexandria e Luxor. O Templo de Carnaque, com santuários e templos que retratam 2000 anos de evolução, e o Vale dos Reis, onde se encontram diversos sarcófagos de nobres e faraós, entre os quais o de Tutankhamon, são as atrações principais nas proximidade de Luxor. Abu Mena, uma antiga cidade construída sobre o túmulo do mártir Menas, de Alexandria, é outra visita a não perder. É em torno do Rio Nilo, determinante na evolução da civilização antiga, que se localizam as principais cidades, mas também onde se podem admirar os vestígios da riquíssima História do país. Menphis e a sua Necrópole, com as mastabas, túmulos, templos e pirâmides que se estendem entre Gizé e Dashur, é considerado um imenso património e uma das 7 Maravilhas do Mundo Antigo. Neste conjunto, na margem esquerda do grande rio, encontram-se as três mais famosas Pirâmides do Egito (Gizé), e a Grande Esfinge, a estátua com corpo de leão e cabeça humana. A Cidade de Assuão, o Templo de Abu Simbel e o Mosteiro Ortodoxo de Santa Catarina, no Monte de Sinai, são outros pontos de interesse a não perder numa visita à História deste país.

Da aridez do deserto ou da imponência dos antigos templos com imagens claras da mitologia, podemos passar para a riqueza natural do Vale das Baleias e do Parque Ras Mohammed, uma reserva marinha na ponta do triângulo do Sinai, perto da estância balnear de Sharm el-Sheikh. O vasto e diverso parque integra planícies arenosas e montanhas calcárias, banhadas pelas águas cristalinas do Mar Vermelho, ideais para a prática do mergulho. Visitar os oásis de Dakhla e Kharga, os desertos Branco e do Sinai, e fazer uma descida pelo Rio Nilo, é algo que certamente valerá a pena. Para quem preferir a praia, ficam as sugestões de Hurguada, El Arish, Port Said ou El Alamein. É vasta a lista de locais ricos em História no Egito. À partida ficará certamente a certeza de que ainda ficou muito por ver num país onde, ainda hoje, se procuram desvendar muitos dos mistérios que os faraós quiseram manter no segredo dos Deuses.

Ver foto

Egito
  • Egito (EGY)
  • Capital: Cairo
  • Região: Africa (Northern Africa)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Egyptian
  • Area: 1 002 450 km2
  • Fronteira com:
    ISR, LBY, PSE, SDN
  • População: 91 290 000
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: Egyptian pound
  • Internet: .eg
  • Telefone: +20