Barbados

Bridgetown

Barbados é um país insular soberano integrado nas Pequenas Antilhas, na América Central, sendo a mais Oriental das ilhas das Caraíbas e, portanto, uma bela porta de entrada nesta zona do Globo famosa pelas praias paradisíacas. Independente desde 1966, Barbados é considerado um importante destino turístico e uma das ilhas mais desenvolvidas da região.

Aqui, é clara a presença britânica no território. Depois dos espanhóis e portugueses, foram os britânicos a colonizar a ilha, daí que as marcas da cultura inglesa sejam muitas e concentradas, sobretudo, na capital Bridgetown, considerada Património da Unesco. A cidade é um testemunho rico da passagem britânica pelo local, com vários edifícios dos séculos XVII, XVIII e XIX, nomeadamente a guarnição militar, ainda bem conservada. O Parlamento, a majestosa estátua de Lord Nelson ou o National Heroes Square são locais imperdíveis nesta cidade, banhada pela Baía de Carlisle e que possui o mais importante porto do país, o Careenage. Galerias de arte, museus e igrejas são outros monumentos que podem ser visitados na cidade e arredores. Além das cidades e das praias, a ilha tem ainda para oferecer cavernas e grutas, entre as quais se destaca a gruta de Harrison, uma caverna subterrânea repleta de estalactites, estalagmites, lagos e uma cascata. Os jardins de Andrômeda, com uma coleção de flores invejável, as plantas exóticas de Welchman Hall Guly ou o enorme maciço de pedra, são alguns locais que merecem uma visita. O mergulho noturno no submarino Atlantis é uma das principais atrações desta ilha de apenas 260 mil habitantes, conseguindo atrair milhares de pessoas todos os anos.

Mullins, Church Point, a Baía de Paynes, as praias de Acara, Sandy, Casuriana, Silver Sands, Needham’s Point ou Dover são exemplos das estâncias balneares ideais para o mergulho ou desportos náuticos mais radicais. A Norte da capital encontramos Nikky Beach, uma famosa estância exclusiva. Bathsheba, uma praia a Leste, é o paraíso dos surfistas. Numa mistura de tranquilidade e agitação, os Barbados têm as infraestruturas ideais para a actividade turística, aliadas à hospitalidade do seu povo, uma gastronomia variada e uma cultura forte, onde a música tem um lugar de destaque, patente no Festival Holetown que se realiza na cidade com o mesmo nome, e que junta as sonoridades caribenhas, o artesanato e os desfiles.

Com uma fauna e flora em que se destacam as espécies ligadas ao mar, os Barbados têm uma oferta muito rica e variada, com inúmeras actividades que os visitantes. podem usufruir, nomeadamente visitas aos minis jardins zoológicos, passeios de catamarã, caminhadas pelos locais mais rurais da ilha, onde as plantações de cana-de-açúcar dominam a paisagem, ou um mergulho nas águas cristalinas.

Barbados
  • Barbados (BRB)
  • Capital: Bridgetown
  • Região: Americas (Caribbean)
  • Fuso Horário: -04:00
  • Denominação: Barbadian
  • Area: 430 km2
  • População: 285 000
  • Lingua: English
  • Moeda: Barbadian dollar
  • Internet: .bb
  • Telefone: +1246

Galerias