Líbia

Tripoli

Situada na região do Magrebe e banhada pelo Mediterrâneo, a Líbia (1947)  é o 17.º maior país do mundo e, em 2012, foi considerado o segundo país africano com o mais alto Índice de Desenvolvimento Humano - IDH. Porém, desde a queda do regime totalitário de Muammar al-Gaddafi, em 2011, o país tem vivido mergulhada num caos político e num verdadeiro clima de guerra, tornando-se num terreno fértil para as redes de tráfico ilegal de migrantes e situações de violência.

As consequências destas situações quase anulam a riqueza e diversidade patrimonial do território líbio, onde podemos encontrar alguns locais classificados pela UNESCO como Património Mundial. O Sítio Arqueológico de Cirene, que foi uma das principais cidades helénicas, é um deles. O mesmo acontece como Sabratha, um antiga cidade que serviu de entreposto comercial dos fenícios e para onde confluíam produtos vindos de todo o continente africano. Na lista da UNESCO figura também o Sítio Arqueológico de Léptis Magna, com as ruínas daquela que foi uma das mais belas cidades romanas. Os monumentos públicos, o porto artificial, o mercado e os bairros com vivendas podem ainda ser encontrados nas ruínas cuja cor clara contrasta com o azul do mar ali ao lado. A Cidade Antiga de Ghadamés, a pérola do deserto, um assentamento tradicional do Saara localizada num oásis, é também Património da UNESCO, a par com o Sítio Rupestre de Tadrart Acacus, com milhões de gravuras de diferentes estilos, algumas com mais de 12 000 anos, que são um excelente testemunho da passagem do tempo neste território. Trípoli é a capital deste país do Norte de África. A cidade é o mais importante porto marítimo, o centro comercial e económico do país. Apesar de uma zona mais tradicional, esta é uma das cidades mais modernas, mais ricas e com melhor nível de vida do continente africano. O Palácio Vermelho, a Medina com as suas três portas (Bab Zanata, Bab Hawara e Bab Al-Bahr), o Palácio Real, o Bazar, a Cidadela de Gilles, a Praça dos Mártires, a Catedral de Trípoli, a Mesquita An-Naga, a Torre do Relógio e o Arco de Marco Aurélio são alguns pontos de visita com interesse na capital líbia. Bengasi é outra cidade a destacar. Importante porto do Mar Mediterrâneo, a cidade conta com as ruínas de alguns edifícios importantes e serve de ponto de partida para outros locais turísticos, como Jabal Acdar Montanhas Verdes e Misurata, onde se encontram monumentos alusivos aos conflitos armados. 

Na verdade, estes não passam despercebidos no país. O ambiente tenso, a presença de milícias, o tráfico de armas e os confrontos entre grupos rivais têm marcado o passado, mas também o presente da Líbia, deixando antever um futuro difícil para este que é um país rico, com um dos maiores e mais áridos desertos do mundo e as maiores jazidas de petróleo de África.

Ver foto

Líbia
  • Líbia (LBY)
  • Capital: Trípoli
  • Região: Africa (Northern Africa)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Libyan
  • Area: 1 759 540 km2
  • Fronteira com:
    DZA, TCD, EGY, NER, SDN, TUN
  • População: 6 385 000
  • Lingua: Arabic
  • Moeda: Libyan dinar
  • Internet: .ly
  • Telefone: +218

Galerias