Madagáscar

Antananarivo

A maior ilha de África, Madagáscar (1960), localizada no Oceano Índico, a Leste de Moçambique, é uma das que maior curiosidade desperta, sobretudo pelos ecologistas e os amantes da natureza. A riqueza de biodiversidade é responsável pelo enorme crescimento do turismo ecológico, o sector mais importante na economia do país. Existem mais de 12 000 espécies de plantas no território do Madagáscar (que inclui a ilha principal e mais algumas pequenas ilhas) e são inúmeros os animais que apenas podem ser observados no país.

Em termos geográficos há grandes diferenças entre o interior e o litoral da ilha. Enquanto na costa se encontram algumas planícies, o interior é marcadamente montanhoso. Maromokotro, com 2876 m, é o monte mais alto da Ilha. São três os locais considerados Património da UNESCO em Madagáscar. A Colina Real de Ambohimanga, local de grande importância arqueológica, onde se encontram ruínas de uma antiga cidade típica da cultura do povo Malgaxe. A Floresta de Atsinanana, que integra seis parques naturais. Por último, a Reserva Natural Tsingy Bemaraha, um local com uma geografia única, conhecido pelo planalto de calcário. Além destes três locais, merecem visita algumas das cidades mais conhecidas da Ilha: Antananarivo, a capital, onde se localiza o exótico restaurante La Varangue em que se pode experimentar o famoso fois gras, Mahajanga, Antsirabe,  Fianarantsoa ou Moramanga. Os mercados coloridos, os edifícios de arquitetura variada e os palácios são alguns dos pontos a focar nestas cidades. Destaque ainda para duas riquezas naturais da Ilha, o Parque Natural de Isalo, com uma lustrosa vegetação, piscinas naturais e cascatas paradisíacas e o Parque Nacional Andasibe, onde se podem observar de perto espécies raras de lêmures. Outro dos símbolos turísticos do Madagáscar é a Avenida de Baobás, localizada perto de Morondava. Trata-se de uma estrada ladeada por estas árvores, algumas com cerca de 30 m de altura e muitas com mais de 800 anos.

O país oferece, ainda, belas praias ideais para a prática do mergulho, como é o caso de Ankevo-Sur-Mer. Além das atrações da ilha principal, há outras ilhas, como por exemplo Nosy Be, chamada a Ilha Perfumada, uma ilha vulcânica, com uma reserva de lêmures muito característica. A isto, acrescente-se os picos rochosos, as cascatas inesquecíveis e as montanhas íngremes. Tudo envolvido numa fauna e flora pautada pela diversidade, abundância e cor que tornam Madagáscar uma aguarela do continente africano.

Ver foto

Madagáscar
  • Madagáscar (MDG)
  • Capital: Antananarivo
  • Região: Africa (Eastern Africa)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Malagasy
  • Area: 587 041 km2
  • População: 22 434 363
  • Lingua: French, Malagasy
  • Moeda: Malagasy ariary
  • Internet: .mg
  • Telefone: +261

Galerias

Vídeos