Belize

Belmopan

Belize é um pequeno país da América Central, a leste voltado para o Mar das Caraíbas e a oeste coberto por uma densa floresta. Com fortes ligações às Caraíbas e a América Latina, é o único país da região com uma herança colonial britânica. A sua capital é Belmopan, criada depois de um furacão destruir a cidade de Belize, a maior cidade e a anterior capital.

Neste país encontra-se aquele que é considerado o maior recife do hemisfério norte, a deslumbrante e gigantesca Barreira de Coral, um verdadeiro paraíso, em especial para a prática do mergulho. Centenas de ilhas - cayos, dunas, bosques de mangues, atóis, lagoas e estuários integram este sistema verdadeiramente rico em fauna e flora, inscrito na lista do Património da Unesco. O grande "Blue Hole", um enorme buraco de um azul mais escuro e as águas que o circudam, é outra das atrações deste país. Trata-se de uma zona de grutas e cavernas subaquáticas, destinada apenas a mergulhadores profissionais. Entre o México e a Guatemala, Belize é um território que faz parte da rota dos Maias e os vestígios desta civilização  no território são diversos e variados. Lubaantum, Nim Li Punt, Pilar, Cahal Pech, La Milpa ou Santa Rita são alguns dos locais mais procurados. O castelo, as praças, os pátios que se encontram bem preservados fazem das ruínas de Xunantunich o local arqueológico mais importante do país. Também na caverna de Chech em Ha se encontram vestígios do povo Maia, assim como na reserva de Caracol, onde se pode ver a Pirâmide Canaa. Perto deste local, destaque para as Cascatas do Vale Escondido e para o Caminho Medicinal Pantí. Várias reservas e parques naturais povoam o território, onde se encontram casas em palafita. Não muito longe da capital, encontramos Santo Ignácio, uma pequena vila com uma vida noturna animada. Já na anterior capital vale uma visita - o Palácio do Governo, a Catedral de São João, a Ponte Swing, o Farol de Fort George e o Memorial Park. Nos arredores desta cidade, novos vestígios Maia, em especial, o Templo Altún Ha ou o Templo do Túmulo Verde. Orange Walk é importante na produção de citrinos, um dos produtos mais exportados pelo país, a par do açúcar. Mais a Sul, Dangriga e a Península de Placencia, um paraíso para a prática de desportos aquáticos.

Neste país, a par da beleza natural, do ecossistema rico, dos recifes de coral e dos vestígios da civilização Maia, destaque, ainda, para as suas características cidades.  Por outro lado, a produção agrícola, a pesca e, em particular, o turismo são os motores da economia do Belize. O mar é a grande riqueza do Belize, cujos recifes deliciam os amantes da Natureza e proporcionam experiências únicas, ou a praticar desportos radicais ou a explorar o maravilhoso mundo subaquático que a sua costa oferece.

Belize
  • Belize (BLZ)
  • Capital: Belmopan
  • Região: Americas (Central America)
  • Fuso Horário: -06:00
  • Denominação: Belizean
  • Area: 22 966 km2
  • Fronteira com:
    GTM, MEX
  • População: 370 300
  • Lingua: English, Spanish
  • Moeda: Belize dollar
  • Internet: .bz
  • Telefone: +501