Níger

Niamey

Localizado na região centro-oeste do continente africano, o Níger não possui saída para o mar, fazendo fronteira com a Líbia, Chade, Nigéria, Benim, Burquina Faso, Mali e Argélia. Aproximadamente 65% do território é coberto pelo deserta do Saara, sendo o restante situado em zona semi-desértica denominada Sahel. Colonizado pelos franceses, obteve a independência em 1960. Uma das heranças do período colonial foi a língua francesa, o idioma oficial do país.

Niamei é a maior cidade do país e a sua capital. Localizada nas margens do rio Níger, a cidade tem como principais atrações o seu movimentado porto, o Grande e o Pequeno Mercado, o Bairro dos Artesanatos e o Museu Nacional. Nos arredores, encontra-se Bukoki, onde as diferentes tribos se juntam com os seus animais para realizarem leilões. Conhecido por ser povoado pelos grandes mamíferos, o Parque Nacional W é o mais famoso do país e é Património da Unesco desde 1996. O parque inclui o meandro do rio Níger, que tem a forma da letra W, daí o nome do local, partilhado por mais dois países, o Benim e o Burquina Faso. Na lista do Património Mundial figuram ainda paisagens de grande importância e rara beleza. Trata-se da Reserva Natural de Aïr e Ténéré, os maciços montanhosos de Aïr, tem um micro-clima especial e apresentam uma variedade considerável de vida selvagem com belas pinturas rupestres. Já no Ténéré a paisagem é marcada por belas dunas douradas e um ambiente extremamente árido.

No centro Sul do Saara, são muitas as localidades a visitar mas a principal é Agadèz, conhecida por "Pérola do Níger". É imperdível o Mercado dos Camelos, o Palácio do Sultão e principalmente, a Grande Mesquita com o seu minarete do Séc. XV, todo ele construído em madeira e barro. Entre Agadez e Bilma, podem-se apreciar as caravanas do sal. Bilma é um oásis que vive das salinas e onde os tuaregues vão buscar o sal. A paisagem entre as duas cidades é de extrema beleza, oscilando entre as dunas, as pinturas rupestres e os animais selvagens. Zinder é outra cidade a destacar no país com nome de rio. Antiga capital, a região tem para oferecer aos turistas uma mesquita, um colorido mercado, o Palácio do Sultão, vários museus e dois bairros característicos, o de Zengou e o de Birnin. Firgum é um bom local para subir a bordo de uma piroga e viajar pelo Níger.

Os amantes da vida selvagem podem ainda encontrar neste país e perto de Niamey em Kouré, o último grupo de girafas selvagens da África Ocidental, dentro de uma reserva protegida. Vilas piscatórias pitorescas, mercados onde as diferentes etnias mostram os seus produtos e costumes, e belos safaris são apenas exemplos do que se pode trazer na bagagem depois de uma passagem pelo Níger.

Níger

  • Níger (NER)
  • Capital: Niamei
  • Região: Africa (Western Africa)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Nigerien
  • Area: 1,267,000 km2
  • Fronteira com:
    DZA, BEN, BFA, TCD, LBY, MLI, NGA
  • População: 20,715,000
  • Lingua: French
  • Moeda: West African CFA franc
  • Internet: .ne
  • Telefone: +227

Videos