São Tomé e Príncipe

São Tomé

Independente de Portugal desde 1975, o arquipélago é constituído pelas Ilhas de São Tomé e Príncipe e por várias ilhotas. São Tomé é a maior das ilhas contando com 131 mil habitantes. Os habitantes da Ilha do Príncipe são apenas 6000. O turismo, a exploração de petróleo e a pesca são as principais atividades do arquipélago, situado no Golfo da Guiné.

São Tomé é a capital do país e os seus edifícios marcam bem o período colonial. O Forte de São Sebastião, o Palácio Presidencial e a Baía de Ana Chaves, de onde se avistam os ilhéus das Cabras, são pontos de interesse na cidade. No interior, tanto da ilha de São Tomé como da do Príncipe, encontramos as condições propícias para o cultivo de inúmeras variedades de flores, uma grande maioria espécies raras. No Pico de São Tomé, o mais alto do arquipélago e na Lagoa Amélia, situada na cratera de um vulcão extinto, podem-se avistar uma grande diversidade de aves. Imprescindível para os amantes da observação das aves são as Pedras Tinhosas, duas ilhotas a 22 kms da Ilha do Príncipe. Muito características do arquipélago são as Roças. Devido às múltiplas influências arquitectónicas, as roças são muito mais do que um património destas Ilhas. Existem vários destes locais com casas de estilo colonial, construídos no período de desenvolvimento do cultivo do café e do cacau. As roças Monte Café, Água Izé e Bombaim são algumas delas. Mas uma das mais conhecidas é a Roça de São João, onde se localiza uma das vilas mais importantes da Ilha, a de Santa Cruz de Angolares. Esta roça tornou-se famosa por ser cenário de um programa da TV.

Local simbólico também no arquipélago é o Ilhéu das Rolas, atravessado pela linha do equador. A Reserva Natural Obô inclui um vasto número de espécies raras, algumas em risco de extinção. Em São Tomé, destaque para a maior reserva de mangues do arquipélago, nas margens do Rio Malanza, um verdadeiro santuário ecológico. Em termos climáticos, as duas ilhas são muito semelhantes, tal como na beleza das suas praias. Na ilha de São Tomé destacam-se as praias: Micoló e Jalé (podem-se observar tartarugas), Tamarinos, Conchas, Praia Grande, Santa Catarina ou Inhame. Já em Príncipe, as mais populares são: Santa Rita, Prainha, Banana ou Burras. Pesqueira, Pombo e Escada são as mais conhecidas do ilhéu das Rolas. 

Se imaginarmos uma África de gentes hospitaleiras, praias quase selvagens e águas cristalinas, vegetação exuberante e grande variedade de fauna e flora, o arquipélago de São Tomé e Príncipe pode ser o local ideal para encontrar o continente.

São Tomé e Príncipe

  • São Tomé e Príncipe (STP)
  • Região: Africa (Middle Africa)
  • Fuso Horário:
  • Denominação: Sao Tomean
  • Area: 964 km2
  • População: 187,356
  • Lingua: Portuguese
  • Moeda: São Tomé and Príncipe dobra
  • Internet: .st
  • Telefone: +239