Costa Rica

San José

Com 7 províncias, a Costa Rica é delimitada a Norte pela Nicarágua, a Leste pelo mar das Caraíbas, a Sudeste pelo Panamá e a Oeste pelo oceano Pacífico. Além do território continental, inclui ainda a ilha do Coco, uma ilha vulcânica considerada Património da Unesco. Trata-se da única ilha do Pacífico Este com floresta tropical, com uma biodiversidade única, em que abundam tubarões, raias, atuns e golfinhos.

É na sua extensa costa que se encontram as inúmeras praias, um dos motores da economia do país, em especial, do sector turístico. Na costa das Caraíbas, na zona do Pacífico mais a Norte, no Pacífico Central existem estâncias balneares muito apreciadas pelo azul das suas águas e, também, por serem propícias à prática de desportos como o surf, o windsurf ou o mergulho. Mas a beleza da Costa Rica não se esgota nas praias. Os parques naturais são muitos e cada um com a sua particularidade, sendo dois deles considerados Património da Unesco: a área de conservação de Guanacaste, no noroeste do país e a reserva Talamanca Range-La e o parque natural La Amistad, uma zona partilhada com o Panamá e que está coberta de belas florestas de chuva, com uma fauna e flora riquíssimas. De realçar, ainda, o Cerro Chirripó, com mais de 3800 metros de altitude, e mais uma série de parques naturais, entre os quais o parque natural de Cahauita, um local paradisíaco a sul de Puerto Limón, o santuário de aves de Palo Verde, o parque nacional Tortuguero, o mais importante das Caraíbas no que toca à criação de tartarugas marinhas, e o parque nacional do vulcão Poás, um vulcão ainda ativo elevado a 2704 metros de altitude e rodeado de um bosque anão. 

No meio de tanta riqueza natural, as cidades da Costa Rica quase se perdem, pois neste país vale a pena aproveitar o que a natureza tem para oferecer, percorrendo os parques naturais e conhecer o modo de vida, os costumes e a gastronomia das populações dos inúmeros povoados. San José é a capital do país e a cidade mais populosa. Fica situada no centro da Costa Rica e tem como atrativos principais o Teatro Nacional, o Mercado, o Parque e Monumento Nacionais, a Fábrica Nacional de Licores, o Parque de Espanha, o Museu de Jade, a Casa Amarela, o Jardim Japonês e a Catedral. Não muito longe da capital encontramos Cartago, onde se podem observar algumas ruínas, a Basílica de Nossa Senhora dos Anjos e os Jardins Lankaster. Paraíso, no vale do Rio Osori, é mais um lugar a conhecer a Sul da capital. Banhada pelo Mar das Caraíbas, Puerto Limón é a segunda cidade do país. No delta Diquis, na ilha de Cano, na costa do Pacífico, encontramos um conjunto de mais de 300 esferas em pedra - Las Bolas, que remontam ao período pré-colombiano. Este tesouro arqueológico consta da lista do Património da Unesco. Alajuela, a norte da capital, e Puntarenas, na costa do Pacífico, são mais duas cidades em destaque. No Norte do país, a cidade mais visitada é Libéria, na província de Guanacaste. 

Com uma das mais consolidadas democracias do mundo, a Costa Rica é um país com uma beleza natural quase intocável, única, diversificada e cativante. Com milhares de espécies animais, plantas, paisagens únicas, vulcões activos, florestas, cordilheiras, praias e um ambiente marinho rico, o país concentra 5% da biodiversidade do mundo inteiro, o que é considerável atendendo a dimensão do país, o que o torna um país único e ainda mais atrativo, um verdadeiro paraíso para os amantes da natureza.

Costa Rica
  • Costa Rica (CRI)
  • Capital: San José
  • Região: Americas (Central America)
  • Fuso Horário: -06:00
  • Denominação: Costa Rican
  • Area: 51 100 km2
  • Fronteira com:
    NIC, PAN
  • População: 4 890 379
  • Lingua: Spanish
  • Moeda: Costa Rican colón
  • Internet: .cr
  • Telefone: +506