Austrália

Canberra

Considerado o continente-ilha, a Austrália (1901), estado-membro da Commonwealth, é um país localizado na Oceania, considerada a menor área continental do mundo, também integra ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. Aqui encontram-se vastas áreas de desertos, florestas tropicais com ecossistemas peculiares e ilhas verdejantes. Durante cerca de quarenta mil anos antes da colonização europeia iniciada no final do século XVIII, o continente australiano era habitado por cerca de 250 povos aborígenes

A explosão de cor e de vida é a principal característica de uma das atrações principais do país: a Grande Barreira de Coral. Trata-se da maior estrutura com organismos vivos, que se estende ao longo de 2300 km e é tida como uma das 7 maravilhas naturais do mundo por diversas entidades, além de figurar na lista do Património da UNESCO desde 1981. Mergulhar em Cairns pode ser uma experiência única para ver mais de perto este paraíso composto de corais e recifes. O mesmo arco-íris está à vista na Austrália Ocidental na Costa Ningaloo, com uma vida marinha invejável, onde se inserem cerca de 200 espécies de corais e 500 tipos de peixes. Também aqui, e incluídos na lista do Património da UNESCO, residem os mais antigos vestígios de vida na terra, um verdadeiro e rico manto de ervas marinhas que integram a Baía Shark, a Norte de Perth, e a Leste, em Queensland, as florestas tropicais, outro atrativo do país, incorporando mais de 700 áreas protegidas. 

Outras paisagens constituem o interior do imenso país. Um vasto deserto com formações rochosas extraordinárias, pode ser apreciado numa viagem no Indian Pacific Railway (Perth-Sydney), o comboio que atravessa o Outback, passando na maior reta do mundo, com os seus impressionantes 478 km. Para os amantes da geologia, é também obrigatória uma paragem no Território do Norte, para admirar o rochedo Uluru (Ayers Rock), o segundo maior monólito do mundo, logo atrás do Monte Augustos, também na Austrália. A cordilheira de Bungle Bungle, no Parque Nacional Purnululu, a Nordeste de Perth, é outro paraíso para quem quer conhecer formações rochosas sem igual. Uma ida à Austrália não dispensa a visita à Tasmânia, uma ilha a Sudeste da Austrália Continental. O ambiente rústico do território, as florestas vastas, lagos e glaciares, são alguns dos atrativos da ilha, Património da UNESCO, desde 1982. Se a Natureza australiana é admirável, a organização dos centros urbanos também não fica aquém das expetativas de quem visita este país. As seis capitais estaduais chamam a si a atenção de milhões de visitantes. Sydney e a sua Ópera, um cartão de visita da Austrália, considerado Património da UNESCO, Melbourne, Brisbane, Adelaide, Darwin e Perth, além da capital Camberra, são exemplos de cidades hospitaleiras, onde a qualidade de vida é notória.

Recorde-se que a Austrália é o segundo país com maior índice de desenvolvimento humano do mundo. O país dos cangurus, como também é conhecido, com o seu rico e imenso património natural e cultural, é um daqueles países que nos ilude pela positiva. Quando se acha que já viu muito, ainda existe muito mais para ver e visitar.

Austrália

  • Austrália (AUS)
  • Capital: Camberra
  • Região: Oceania (Australia and New Zealand)
  • Fuso Horário: +05:00, +06:30, +07:00, +08:00, +09:30, +10:00, +10:30, +11:30
  • Denominação: Australian
  • Area: 7,692,024 km2
  • População: 24,117,360
  • Lingua: English
  • Moeda: Australian dollar
  • Internet: .au
  • Telefone: +61