Kiribati

South Tarawa

Ainda que um dos menores países do mundo, a República do Kiribati (1979) é o único que integra os quatro hemisférios, sendo dividido pelo meridiano oposto ao de Greenwich (o meridiano 180º) e pela linha do equador. O país é um bilhete postal da Micronésia, com largas extensões de linhas costeiras, águas azuis e tranquilas, vegetação variada e belos recifes de coral. 

Com uma sociedade algo fechada, o país não dispõe de muitas infraestruturas para o turismo, estando recomendado apenas para os mais aventureiros. A agricultura, a extração de fosfato e cálcio na mais ocidental das ilhas, a Banaba, são duas atividades importantes mas a grande fonte de receitas deste país é a pesca, principalmente pelas cotas pagas por outros países para pescarem na ZEE - Zona Económica Exclusiva do Kiribati, riquíssima em recursos marítimos. O país está dividido em três grupos de ilhas e atóis: as ilhas Gilbert, as Fénix e as Ilhas da Linha. É nas Gilbert que se localiza a capital do país, Tarawa, com cerca de 25 000 habitantes. O poder encontra-se dividido em três centros: Bairiki (com o poder executivo), Ambo (com o legislativo) e Betio (com o judicial). O atol Tarawa, assim como grande parte do território do Kiribati, é muito suscetível às mudanças climáticas e à subida do oceano, pelo que o governo pondera já comprar territórios às Fiji e deslocar a população. Ainda nas Gilbert, destaque para o porto de Betio e os seus vastos campos de golfe, a flora luxuriante da ilha Butaritari ou o atol Marakei, com duas metades de atol, em círculo, com uma enorme lagoa no centro. Abaiang (famosa pelas aldeias tribais), Beru, Kuria e Makin são outras ilhas e atóis deste grupo. Já o grupo das Ilhas Fénix, a sul do equador, tem a particularidade, de integrar dois recifes: o Carondelet e o Winslow. Classificada como Património da UNESCO, a Zona Protegida das Ilhas Fénix é considerada um dos maiores ecossistemas coralinos intactos do mundo. Esta área (408 250 km2) integra 14 montanhas submersas e mais de 300 espécies de fauna, sendo 200 de coral.

As Ilhas da Linha também fazem parte da República do Kiribati, com exceção de duas ilhas do Norte (Palmyra e Jarvis), tuteladas pelos Estados Unidos. Neste conjunto residem cerca de 9 mil habitantes, sobretudo em Kiritimati ou ilha Christmas, o maior atol do mundo. Com uma área de 642 km2, (lagoas incluídas), Kiritimati constitui 70% do território do Kiribati. Com praias belíssimas, lagoas e coqueiros a perder de vista, o atol é muito propício à atividade turística. Duas curiosidades interessantes deste atol: foi nele que os britânicos testaram a sua primeira bomba de hidrogénio e, além deste facto histórico, Kiritimati tem a mesma hora do Hawai, mas do dia seguinte, o que faz com que o seu território tenha 26 horas de diferença horária para outras ilhas da Oceânia. Fanning, Flint e Malden são outras ilhas deste grupo.

Kiribati

  • Kiribati (KIR)
  • Capital: Tarawa
  • Região: Oceania (Micronesia)
  • Fuso Horário: +12:00, +13:00, +14:00
  • Denominação: I-Kiribati
  • Area: 811 km2
  • População: 113,400
  • Lingua: English
  • Moeda: Australian dollar
  • Internet: .ki
  • Telefone: +686