Nova Zelândia

Wellington

Apesar do isolamento geográfico, a Nova Zelândia (1907), apelidada pelos maori de Aotearoa (terra da longa nuvem branca) foi-se tornando berço de uma mescla de povos, sendo hoje considerado um dos melhores países para se habitar. Ar fresco, paisagens a perder de vista e uma mistura soberba de vulcões, fiordes, montanhas e organizados centros urbanos caracterizam as duas maiores massas terrestres deste país perdido no Pacífico - Ilha do Norte e a Ilha do Sul

Numa passagem pela ilha mais a Norte, os contrastes saltam à vista. O fogo e a neve, os bosques e as planícies, os vulcões e os glaciares marcam presença no Parque Nacional de Tongariro, o primeiro parque natural do país e o quarto maior do mundo, considerado Património da UNESCO . A região de Rotorua e as Grutas de Waitomo são outros pontos de paragem obrigatórios para quem quer conhecer o que de mais natural integra este país da Commonwealth. Auckland - cidade das velas - é outro dos talismãs da Ilha do Norte, contando com cerca de 1 milhão de habitantes. Situada no extremo Sul da Ilha do Norte, entre um bonito porto e colinas verdes, Wellington é a capital da Nova Zelândia, considerada por muitos como a menor e das mais vibrantes capitais do mundo. A cidade acolhe inúmeros museus, salas de teatro, restaurantes e bares, oferecendo um roteiro cultural, gastronómico e de lazer muito interessante e diversificado. Separada da ilha do Norte pelo Estreito de Cook, a Ilha do Sul é caracterizada pelas imponentes montanhas, sendo a mais alta o Monte Cook, com 3724 m. As montanhas íngremes e os fiordes profundos chamam todos os anos à região milhares de turistas. Responsável ainda pela atividade turística da Ilha do Sul é a região de Wahipounamu, desde 1990 Património da UNESCO, que integra quatro parques, com exemplares únicos de fauna e flora do país. Localizada na costa Leste da Ilha do Sul está a cidade de Christchurch. Pequenos barcos navegam pelo centro da cidade no rio Avon, e nas suas margens não faltam espaços verdes - o Parque Hagley e Jardins Botânicos. Ainda a Sul, rodeada por montanhas e por águas cristalinas, está situada a cidade Queenstown, considerada a capital mundial dos desportos radicais. 

Sem dúvida, é inegável o fascínio e atração que estes cenários exercem junto dos amantes da natureza e dos praticantes de modalidades radicais, como o skydiving, bungy jumping ou rafting. Por tudo isto, a Nova Zelândia é considerada por estes o paraíso terrestre.

Nova Zelândia
  • Nova Zelândia (NZL)
  • Capital: Wellington
  • Região: Oceania (Australia and New Zealand)
  • Fuso Horário: -11:00, -10:00, +12:00, +12:45, +13:00
  • Denominação: New Zealander
  • Area: 270 467 km2
  • População: 4 697 854
  • Lingua: English, Māori
  • Moeda: New Zealand dollar
  • Internet: .nz
  • Telefone: +64