Samoa

Apia

Apelidada de berço da polinésia, a Samoa (1962) compreende uma área de 2842 km2 e tem duas grandes ilhas, Upolu e Savai'i, separadas pelo estreito de Apolima. Além destas, há mais oito pequenas ilhotas: Manono, Apolima, ambas habitadas, e um grupo de quatro ilhas desabitadas - as ilhas Aleipata: Nu'utele, Nu'ulua, Namu'a, Fanuatagu. 

Upolu é a ilha principal e é nesta que residem três quartos da população do país, que ronda os 187 mil habitantes. Aldeias pitorescas, montanhas bem modeladas e um ambiente muito tranquilo pintam o quadro desta ilha, que alberga a capital do país, Apia. Situada na costa Norte da ilha, esta que é a única cidade da Samoa e tem o porto mais importante, de onde saem os dois principais produtos exportados, o peixe e a copra. A Rua Beach, o animado Mercado, o Museu Nacional, o Observatório, o Parque Marino de Paolo, o Cais dos Iates, o Museu Robert Louis Stevenson e a grande cascata Papapapaitai são alguns dos atrativos da capital da Samoa. Ainda em Upolu merece uma visita o Mercado Marketi Tuai, onde se pode encontrar do mais bonito artesanato do país e, ainda, Vailima, uma vila próxima da capital, onde viveu o autor do livro a ilha do tesouro. Nesta ilha não se pode perder uma visita aos campos de lava de Lotofaga cercados por exuberantes jardins e um mergulho em To Sua Ocean Trench, o grande buraco. Destaque ainda, para a Baía de Fagaloa, onde é possivel encontrar uma combinação de montanhas, florestas, cascatas, grutas, recifes de coral e um estilo de vida tradicional intacto - tentativa Património da UNESCO. A não perder será uma visita aos Montes Fito e ao Parque Nacional O Le Pupu-pu'e. Entre Upolu e Savai'i, para além de Apolima, a menor das 4 ilhas habitadas, há que parar em Manono, uma ilha tranquila com 1500 habitantes onde se pode desfrutar de águas cristalinas, belas praias e saborear alguns aspetos da peculiar cultura deste país da Polinésia, na qual a música, as danças e artes visuais assumem o papel de destaque - tentativa Património da UNESCO. Savai'i é a maior das ilhas, maior que todas as outras juntas. Chamada de alma da Samoa, esta ilha conta com 50 000 habitantes e possui ainda um vulcão ativo, tendo a última erupção sido registada em 1911. Ainda que menos desenvolvida que Upolu, não faltam atrativos na ilha mais a Ocidente do país. Os portos de Salelologa e Asau, os geiseres marítimos, o Monte Silisili e sobretudo o campo de lava Matavanu são paragens obrigatórias. Com uma paisagem exuberante, selvas impenetráveis, lugares arqueológicos interessantes e pequenos povoados, a ilha de Savai'i encerra em si a beleza característica e mítica deste país. 

Mergulho, pesca, rugby e cruzeiros entre as ilhas são as atividades ao dispor dos turistas que visitam a Samoa e que estão a aumentar. São mais de 150 mil os que anualmente optam por ver e viver de perto aquilo que faz deste um país único: as ilhas rochosas, os recifes de coral, as lagoas rasas, os fluxos de lava e as mais de 200 aldeias com tradições que em mais nenhum lugar do mundo se podem observar.

Samoa
  • Samoa (WSM)
  • Capital: Apia
  • Região: Oceania (Polynesia)
  • Fuso Horário: +13:00
  • Denominação: Samoan
  • Area: 2 842 km2
  • População: 194 899
  • Lingua: Samoan, English
  • Moeda: Samoan tālā
  • Internet: .ws
  • Telefone: +685