Jamaica

Kingston

Jamaica, a terceira maior ilha das Caraíbas, apelidada de ‘terra da madeira e da água’. Localizada na América Central e Caraíbas, é um pico emerso de uma cadeia montanhosa submarina, que se encontra dividida em três condados: Cornwall, cuja capital é Montego Bay, Middlesex, que tem em Spanish Town a capital, e Surrey, que integra a capital do país, Kingston.

Berço da música reggae e da filosofia rastafári, o país é uma mistura de culturas. A música nas ruas, a mescla entre o colonial e o moderno, entre a tranquilidade da praia e a agitação das cidades dão um colorido diferente à Jamaica. Este caldeirão cultural está reflectido na capital, chamada de Capital Cultural das Caraíbas, onde  se encontra o sétimo maior porto natural do mundo. Com um ambiente dinâmico e cosmopolita, a cidade tem como atrações turísticas o Teatro Nacional, as Galerias de Arte, as ruas animadas por artistas que atuam ao ar livre, a Fortaleza Pirata Henry Morgan ou o Museu Bob Marley. Nas proximidades de Kingston, no alto das Blue Mountains, Património da Unesco, com uma  vista panorâmica sobre a capital, situa-se o famoso e charmoso hotel Strawberry Hill, cujo nome também está ligado à música, em especial a Bob Marley. Montego Bay, no Noroeste da ilha, é outro dos pontos turísticos. Um mar turquesa, com areia branca e ótimas infraestruturas turísticas são o postal desta região, de onde se pode apanhar o Appleton Express, que passa por praias, destilarias, vários mercados e as cavernas de Ipswich. Não muito longe pode ainda visitar-se uma antiga prisão de escravos, The Cage, ou as paróquias de St James e Great House. Destacamos ainda Negril, aquela que foi a zona favorita dos hippies no apogeu da revolução. Tranquilidade, um pôr do sol invejável e um ambiente de puro relaxamento caraterizam as praias do extremo oeste da Jamaica. No Nordeste da ilha destaque para Ocho Ríos, com praias extensas, as cataratas do Rio Dunn’s, e a Harmny Hall, uma antiga mansão transformada agora numa galeria de arte. Caminhando para Este, chegamos a Port Antonio, um local mágico, onde abundam as lendas. Orquídeas e palmeiras adornam esta região chamada de Folly. Doctor´s Cave, Cornwall, Seven Mile, Tesouro, Boston Bay ou Blue Lagoon são algumas das mais famosas praias da Jamaica. Mas esta ilha das Caraíbas tem mais para oferecer. A paisagem do interior, as Montanhas Mandeville, a antiga e a nova Port Royal (construída após um grande sismo), e os passeios em canoas construídas em bambu na Martha Brae, são mais alguns dos elementos convidativos a uma visita à Jamaica.

País de múltiplas cores, múltiplas raças, praias paradisíacas, paisagens montanhosas, lagoas tropicais, cascatas imponentes, trilhos por toda a ilha e uma vegetação exuberante tornam a Jamaica uma aguarela cativante, sempre enquadrada no espírito e na música celebrizada por Bob Marley, o reggae.

Jamaica

  • Jamaica (JAM)
  • Capital: Kingston
  • Região: Americas (Caribbean)
  • Fuso Horário: -05:00
  • Denominação: Jamaican
  • Area: 10,991 km2
  • População: 2,723,246
  • Lingua: English
  • Moeda: Jamaican dollar
  • Internet: .jm
  • Telefone: +1876

Galerias