Ilhas de Aland

Mariehamn

As ilhas de Aland constituem um arquipélago finlandês, situado à entrada do Golfo de Botnia , no Mar Báltico, com cerca de 6.500 ilhas e ilhotas, a cerca de 25 quilómetros da costa da Finlândia e a 40 quilómetros da costa da Suécia. O arquipélago é uma província autónoma e desmilitarizada, sem forças armadas desde 1921, baseada numa decisão do Conselho da Liga das Nações de 1921, tendo o seu próprio representante no Conselho Nórdico, tal como outros territórios autônomos nórdicos: Ilhas Faroé e Groenlândia. Tem bandeira própria desde 1954 e selos desde 1984. A autonomia do arquipélago Åland tem servido como exemplo para a resolução de conflitos em diversos lugares do mundo

Apesar de serem parte integrante da Finlândia, a maioria dos 30 mil habitantes falam fluentemente o sueco. Do total de ilhas deste arquipélago, apenas cerca 60 ilhas são habitadas. Fasta Åland é a ilha mais populosa, e onde se encontra a capital, Mariehamn, com cerca de 11.000 habitantes, 90% da população do arquipélago, cuja economia está profundamente ligada ao turismo e ao comércio marítimo. A cidade foi fundada em 1861, recebendo o nome em homenagem a Maria Alexandrovna, a imperatriz consorte de Alexandre Ii da Rússia. Åland e Mariehamn têm uma grande tradição e fama na navegação. O veleiro Pommern, que está ancorado no porto de Mariehamn, é usado como museu. Em Áland, os visitantes tem todas as condições para a prática de desportos ao ar livre, tais como canoagem, ciclismo, mergulho, ou simplesmente pesca. Por outro lado, não faltam castelos, igrejas, pontes, fortes e canais. Devido às condições climatéricas, nem todos os monumentos estão abertos ao público durante todo o ano, mas apenas no final da primavera e durante o verão, a melhor altura para visitar o arquipélago. Imperdível o Kastelholm, um castelo construído em 1380, onde viveram os reis que chefiavam o reino conjunto da Suécia e Finlândia e que atualmente se encontra em ruínas, o museu a céu aberto, Jan Karlsgarden, perto do castelo, é o local ideal para apreciar inúmeras obras tradicionais de todos os locais do arquipélago. Outro monumento de bastante interesse é a fortaleza de Bormarsund, edificada pelos russos no século XIX. Do outro lado do canal, próximo da ponte de Prästö, existe um museu com artefactos desta mesma fortaleza. Porém, sem dúvida, a Natureza é talvez a maior atração de Åland. O clima é mais ameno do que em outras áreas da Finlândia, a população de pássaros é extremamente variada e a flora é muito distinta. O caráter especial das ilhas inspirou pintores, escritores e músicos ao longo dos séculos. A partir da ilha, através de barco, existe a possibilidade de visitar um lugar quase único - Markeet Reef. Trata-se da mais pequena ilha do Mundo, com cerca de 350 m de comprimento e 150 m de largura, situada no mar Báltico. A ilha emergiu no século XVI e, em 1809, foi dividida entre Suécia e o Império Russo. Atualmente é partilhada por dois estados soberanos, a Finlândia e a Suécia. Rochosa, de solo nu e com apenas um Farol, construído por apresentar perigo à navegação. Funcionando de modo automático, o farol é  monitorizado por voluntários da comunidade finlandesa de faróis, existindo uma habitação e uma loja de souvenirs. Há oportunidade de escalar o farol e ver o mecanismo luminoso. Muito interessante o facto de neste local viverem numerosas aves marinhas e focas.

Como destino turístico de verão, Aland é um daqueles lugares do Norte apaixonantes, onde a natureza intocada é a base da atividade turística, provavelmente, um dos segredos mais bem guardados do Báltico. Para aqui chegar existem várias operadoras de ferries, sendo a Viking Line a mais conhecida por ser uma das melhores da zona do Báltico, e não só. Apesar da Finlândia ser membro da União Europeia, as Ilhas de Aland são isentas dos regulamentos de impostos da UE, o que torna estas ilhas ainda mais atrativas.

Ilhas de Aland
  • Ilhas de Aland (ALA)
  • Região: Europe (Northern Europe)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Ålandish
  • Area: 1 580 km2
  • População: 28 875
  • Lingua: Swedish
  • Moeda: Euro
  • Internet: .ax
  • Telefone: +358