Samoa Americana

Pago Pago

Este grupo de ilhas vulcânicas no meio do Pacífico integram um território não incorporado dos Estados Unidos, localizado entre Samoa, as Ilhas Cook, e a Nova Zelândia. É um pequeno arquipélago, constituído por cinco ilhas vulcânicas (Tutuila, Aunu’u, Tau, Ofu e Olosega) e dois atóis (Rose e Swains), cuja área total é de 200 km². 
 
As primeira ilhas, Tutuila e Aunu’u, foram anexadas pelos Estados Unidos em abril de 1900. Atualmente os samoanos detém o estatuto de cidadãos dos Estados Unidos, elegendo o seu próprio representante, quer um delegado sem direito a voto no Congresso dos Estados Unidos da América em Washington. A Baía de Pago Pago na ilha de Tutuila tornou-se uma base naval importante. Tutuila é a ilha principal de Samoa Americana com Pago Pago como capital, sendo o único centro de alguma importância do arquipélago. Porém, a capital constitucional é Fagatogo, sede do poder legislativo. A casa do governador está situada na cidade de Utulei, sendo considerada a segunda capital de Samoa. As cidades de Pago Pago, Fagatogo e Utulei estão localizadas na ilha de Tutuila. A uma curta distância da costa de Tutuila encontra-se a pequena Ilha vulcânica de Aunu’u com 1,5 km² e 470 habitantes, possuindo um pântano de água doce – Faimulivai Marsh – dentro da cratera vulcânica. As outras ilhas de Samoa Americana estão localizadas a 100 km a leste de Tutuila e são parte do arquipélago das Ilhas Manu’a. Estas são as Ilhas de Ta’u com 44 km² e 870 habitantes. Aqui encontra-se a montanha mais alta do país, a montanha Lata com 964 metros de altura. 

Na ilha de  Tutuila encontramos montanhas e florestas majestosas ocupando quase todo o seu território. !Na cidade pode conhecer-se a cultra do povo no Museu Jean P. Haydon, que exibe inúmeros artefactos tradicionais. Do lado oeste da cidade está o pitoresco mercado do agricultor, onde se encontram  produtos coloridos e aromas inebriantes, a exemplo das deliciosas frutas exóticas. Outros locais a visitar, o Parque Matafao, onde se situa o pico mais elevado da Samoa Americana, e o Tia Seu Lupe, um antigo túmulo polinésio num pequeno morro em formato de estrela. Também de grande interesse, o Flowerpot Rock, uma formação rochosa incomum, similar a um vaso de flores, compondo o pano de fundo da capital, o Monte Alava, pelo seu cume que também é o trajeto oficial para chegar ao Parque Nacional da Samoa Americana. Outra atração imperdível, a possibilidade de saltar nas Leone Falls, situada nona vila  com o mesmo nome, onde há também uma pedreira de basalto, um importante centro arqueológico do país. Muitos dos objetos e artefactos encontrados dentro e ao redor do Círculo de Fogo foram esculpidos em pedras extraídas desta pedreira.Existe ainda a oportunidade de ter momentos para relaxar nas belíssimas praias de Pago Pago, a Alega Beach, um local perfeito para praticar snorkeling, e também a Tula Beach uma praia incrível.

A cor verde esmeralda da floresta contrasta com as areias brancas das praias, com lugares perfeitos para quem que gostam de desfrutar a natureza longe de tudo e de todos. 

Samoa Americana
  • Samoa Americana (ASM)
  • Região: Oceania (Polynesia)
  • Fuso Horário: -11:00
  • Denominação: American Samoan
  • Area: 199 km2
  • População: 57 100
  • Lingua: English, Samoan
  • Moeda: United State Dollar
  • Internet: .as
  • Telefone: +1684