Ilhas Cayman

George Town

Atualmente um dos mais conhecidos paraísos fiscais do mundo, onde o turismo é também um dos principais atrativos, as Ilhas Cayman, descobertas por Cristovão Colombo em 1503, são um território britânico ultramarino. Este Arquipélago integra 3 ilhas localizadas na parte ocidental do Mar das Caraíbas, isoladas e afastadas umas das outras, a cerca de 240 km a sul de Cuba e a cerca de 290 km a noroeste da Jamaica.



As três ilhas que formam o Arquipélago tem características diferentes. A Grand Cayman, a maior delas, é conhecida pelas praias e pelos vários locais de mergulho e snorkelling. A Cayman Brac, é o ponto de partida bastante procurado para excursões de pesca em alto-mar, e a  Little Cayman, a menor ilha, que abriga uma vida selvagem variada, desde iguanas ameaçadas de extinção até pássaros marinhos. Os acidentes geográficos não são destacados nas ilhas, com exceção do penhasco The Bluff em Cayman Brac, que possui mais de 40 metros de altitude, sendo o ponto mais alto da ilha. Embora ainda hoje estas ilhas permaneçam muito ligadas a lendas de piratas, as Ilhas Cayman são um lugar onde a vida flui tranquilamente, beijadas pelo sol e o Mar das Caraíbas. Na maior das ilhas, Grand Cayman, é onde se situa a capital George Town. Entre outras atrações há a registar o Museu do Tesouro Marítimo de Cayman, um museu que recolhe reconstruções dos tempos em que as ilhas eram a casa de piratas (há até mesmo um modelo mecânico do pirata Barba Negra). A cidade também é ideal para fazer compras nas lojas duty free, onde se vendem todo o tipo de objetos de valor, ou, ainda, nos mercados locais, onde se podem encontrar objetos originais criados por artesãos locais. Por ser um “paraíso fiscal”,  existe um elevado número de bancos na capital - cerca de 600 bancos, considerado outra das atrações da cidade. Uma ótima maneira de visitar George Town é a bordo do Trolley Roger, um autocarro turístico que proporciona  a visita aos lugares mais populares da cidade, aproveitando também para passar pelos bairros sofisticados, como South Sound, com as suas moradias cercadas por flores tropicais e com vista para o mar azul-turquesa A característica que une as três ilhas, e também as torna um destino incomparável para os turistas, são os locais de mergulho: há centenas deles aqui, ao alcance de mergulhadores mais ou menos experientes. Alguns locais são tão surpreendentes como Bay Bloody Wall, a incrível parede vertical de Little Cayman. Para quem aprecia fazer snorkeling, em Grand Cayman é possível nadar com raias em Stingray City ou com tartarugas no Cayman Turtle Centre, entrar no espetacular recife de corais artificial da USS Kittiwake. O interior da maior ilha também está cheio de atrações naturais, incluindo o Parque Botânico Rainha Elizabeth II, as espetaculares Crystal Caves e até mesmo o inferno, isto é, a formação rochosa singular chamada de Hell. Uma das principais atrações de Grand Cayman (GCM) é a Seven Mile Beach, uma das praias mais famosas e bonitas do mundo, e por onde se estendem vários hotéis e resorts. Os visitantes são também atraídos pelos locais históricos como o St.James Castle em BoddenTown. 

 

É possível desfrutar de praias convidativas, nadar, acariciar tartarugas e golfinhos, mergulhar em corais, submarinos e navios naufragados, visitar cavernas milenares, relaxar em spas e provar combinações inesquecíveis de frutos do mar em restaurantes capazes de agradar até os paladares mais exigentes. Para além de serem um paraíso fiscal, estas ilhas são um verdadeiro Éden. Aqui, atrações não faltam!

Ilhas Cayman
  • Ilhas Cayman (CYM)
  • Região: Americas (Caribbean)
  • Fuso Horário: -05:00
  • Denominação: Caymanian
  • Area: 264 km2
  • População: 58 238
  • Lingua: English
  • Moeda: Cayman Islands dollar
  • Internet: .ky
  • Telefone: +1345