Gibraltar

Gibraltar

Ligado ao Continente Europeu por uma reduzida língua de areia, Gibraltar é um território ultramarino britânico situado na costa Sul de Espanha, junto ao estreito com o mesmo nome e dominado pelo Rochedo de Gibraltar. Ocupando apenas 6 km2 de superfície, o território é estrategicamente importante como base militar e comercial devido à posição-chave de porto à entrada do Mediterrâneo. A sua capital é a cidade de Gibraltar. 

Ao longo dos tempos, desde que os antigos Gregos ali se estabeleceram, Gibraltar tem sofrido numerosas incursões. Invadida pelos espanhóis em 1462, foi depois capturada pelos Britânicos e Holandeses e reconhecida como colónia britânica desde 1783. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, a Espanha tem tentado recuperar o território mediante uma solução política. O estreito de Gibraltar é uma das mais frequentadas vias marítimas do Mundo, com a passagem constante de navios. Para além das atividades militares e navais, nas últimas décadas o setor do turismo tem vindo a ter um grande incremento. Uma das principais atrações do território é o Top of the Rock, cujo acesso pode ser feito de carro ou de teleférico. Daqui tem-se uma vista panorâmica da cidade, o encontro do Atlântico com o Mediterrâneo, a costa africana e a costa do Sul de Espanha. Este local foi muito importante na Segunda Guerra Mundial, usado para localizar e observar os movimentos da aviação militar. É nesta zona surpreendidos que se encontram os conhecidos macacos da Barbaria, que despertam muito da atenção dos visitantes. A tradição popular diz que enquanto os macacos existirem em Gibraltar, o território continuará sob o domínio britânico. Por aqui também se pode aceder a S Michaels Cave, uma caverna descoberta há mais de 2000 anos. A gruta é também conhecida por “Catedral” devido às formações minerais que lembram tubos de um órgão. Desde os anos 60, a parte mais alta da gruta é utilizada como palco para espetáculos de ballet, música e teatro.Já na capital, a  praça Casemate fica no extremo norte da Main Street, a rua principal, com lojas de tax free e numerosos cafés e restaurantes. Daqui, pode-se ir até à Ponta da Europa, onde existe um miradouro para o Estreito de Gibraltar e de onde se avista a costa africana e espanhola. Marrocos está a apenas 25Km. Neste local está situada a Mesquita Ibrahim-al-Ibrahim, e onde também se encontra um Farol, construído em 1841. imperdível, a deslocação a Skywalk, uma plataforma de vidro que se projeta para fora da borda de um penhasco e se tem vista soberba do Mediterrâneo. 

Um centro da cidade movimentado com produtos vendidos sem impostos, muitas atrações turísticas e históricas, praias tranquilas de águas claras são os ingredientes suficientes para uma visita a este território que tem tanto de polémico como de atrativo.

Gibraltar
  • Gibraltar (GIB)
  • Região: Europe (Southern Europe)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Gibraltar
  • Area: 6 km2
  • Fronteira com:
    ESP
  • População: 33 140
  • Lingua: English
  • Moeda: Gibraltar pound
  • Internet: .gi
  • Telefone: +350