Ilha de Man

Douglas

A semelhança das ilhas de Jersey e Guernsey, a Ilha de Man é uma dependência autónoma da coroa britânica. Situada entre a Inglaterra e a Irlanda, inclui a ilha principal, do mesmo nome, e algumas ilhotas adjacentes no Mar da Irlanda. A cultura da Ilha de Man é fortemente influenciada pelas suas origens célticas e nórdicas. Evidências acheológicas confirmam a presença de vikings na Ilha de Man. A ilha tinha uma localização central e fazia parte da rota de navegação da Escandinávia à Irlanda. 

Conhecida pela costa acidentada e paisagens rurais que se elevam até ao centro montanhoso, entrecortada por igrejas de pedra, castelos medievais, fortalezas e cruzes celtas esculpidas. Douglas é a capital e maior cidade da ilha de Man. É o principal ponto da ilha para negócios, finanças, transportes e animação. É também a sede do governo autónomo da Ilha. Caminhando pela passeio marítimo de Douglas pode-se apreciar a bonita arquitetura da cidade. Vale também a pena dar um passeio pela principal rua da cidade, a Strand Street. É uma espécie de ruela, somente acessível a peões, cheia de lojas, cafés e charmosas casas de chá. Na capital existem vários lugares de interesse para visitar e conhecer um pouco mais da ilha. O museu Manx guarda e exibe artefactos tesouros únicos da Ilha, uma herança celta e viking da cidade. Pode ser o ponto de partida para conhecer a Ilha. Um passeio no comboio a vapor Steam Railway é uma boa maneira  de desfrutar a bela paisagem de toda esta bela ilha. Terá ainda a oportunidade de conhecer mais dois lugares imperdíveis: Laxey Wheel, também conhecida como Lady Isabella, a maior roda d’agua em funcionamento do mundo, considerada um brilhante exemplo de engenharia vitoriana, e visitar uma vila chamada Cregneash, para se ter uma aproximação mais real com a cultura manx. É uma ilustração viva de uma comunidade agrícola no século XIX e início do século XX.

Ainda a não perder, uma visita ao Peel Castle, em Peel, na Ilha de Man, um castelo construído originalmente pelos vikings, e também ao Castle Rushen, um bonito castelo medieval localizado na cidade de Castletown, na região sul. O castelo está entre os melhores exemplos de castelos medievais nas Ilhas Britânicas e um dos mais bem preservados do mundo. Também por toda a ilha existem várias igrejas e catedrais de várias épocas e origens, dignas de uma visita: Maughold Village Church, Lonan Old Church, St. Patrick’s Church, St. Michael’s Church, St, Lúpus, Kirk Malew ou St. Peter’s Church. Apesar de todo o património histórico e das belas paisagens, a grande atração turística da ilha é a corrida de motos Isle of Man TT, mais conhecida por  “Corrida da Morte”, que acontece nas duas primeiras semanas de junho – uma atração animada de velocidade que atrai adeptos de todos os lugares do mundo. 

A ilha de Man, por muitos considerada um dos lugares mais bonitos da Grã-Bretanha, é uma ilha montanhosa e cheia de penhascos, vales arborizados, praias de areia, belos castelos, estradas estreitas e dezenas de pedras e cruzes celtas. Aqui ainda se pode gozar de tranquilidade, conhecer vilas rurais bem pitorescas e reencontrar comboios a vapor. A ilha de Man é simplesmente mágica.

Ilha de Man
  • Ilha de Man (IMN)
  • Região: Europe (Northern Europe)
  • Fuso Horário: +00:00
  • Denominação: Manx
  • Area: 572 km2
  • População: 84 497
  • Lingua: English, Manx
  • Moeda: British pound
  • Internet: .im
  • Telefone: +44