Jersey

Saint Helier

Jersey, a mais conhecida, desenvolvida e maior das Ilhas do Canal, localizada no Canal da Mancha, está  localizada a apenas 20 km da França. Uma dependência autónoma do Reino Unido, com uma mistura das culturas inglesa e francesa, a ilha de Jersey é conhecida por ser um paraíso fiscal.

A sua capital, a cidade de St Helieruma cidade pequena com menos de 40 mil habitantes, é hoje uma cidade moderna e movimentada, vivendo, principalmente, do setor financeiro. Aqui se instalaram criando um dos mais bem sucedidos mercados de capitais da Europa. Um pouco por todo o centro da cidade, multiplicam-se os sinais de riqueza e de consumo. A isenção de IVA promoveu a proliferação de lojas de luxo, instaladas em especial na King Street. Na marina podem ver-se veleiros e iates de luxo, de figuras famosas do jet set internacional.  Com nomes como Havre des Pas, Route du Fort ou La Motte, as movimentadas ruas e avenidas de St. Helier são, para além do próprio nome da cidade, um verdadeiro testemunho dessa irregular mas inevitável presença francesa. Aqui, além do inglês, o francês também tem um caráter oficial, dada a sua proximidade à cidade bretã de Saint-Maloé. Por essa razão, St. Helier fica inundada de turistas franceses. Imperdível, uma visita ao Elizabeth Castle. Este castelo foi uma fortificação que visava proteger St Helier dos ataques. A ilha é conhecida pelas suas lindas praias, embora na sua maioria desertas pelo difícil acesso, pelos desfiladeiros, pelos vales no interior e pelos seus castelos históricos. Para além do Zoo de Jersey, onde se desenvolvem ambiciosos programas de recuperação, outra das atrações da ilha, é o complexo de túneis da guerra, que fica num antigo hospital escavado, que documenta a ocupação da ilha pela Alemanha por 5 anos durante a 2ª Guerra Mundial. Hoje encontra-se aberto ao público e as numerosas fotografias, armas, munições e demais equipamento alemão no seu interior, bem como a singularidade da própria estrutura, tornaram-no num dos mais populares museus da ilha. Jersey assim como as outras são ilhas extremamente rochosas e por isso sempre foi um lugar de muitos naufrágios. Apesar dos seus escassos 116 quilómetros quadrados, em Jersey cabem muitas outras realidades. No interior subsiste ainda uma vasta paisagem rural, de pastos verdejantes, onde também se encontram mansões milionárias cujos contornos se vislumbram entre os bosques primaveris e as sebes vivas que limitam as enormes propriedades.

Jersey é o exemplo da mistura perfeita da fleuma inglesa e do charme francês que aliadas à beleza natural e atrações diversas, atraem e cativam quem a visita. Reúne as condições ideais e fazem com que a ilha seja o destino ideal para viagens de férias de Verão em família ou escapadelas românticas num fim de semana.

Jersey
  • Jersey (JEY)
  • Região: Europe (Northern Europe)
  • Fuso Horário: +01:00
  • Denominação: Channel Islander
  • Area: 116 km2
  • População: 100 800
  • Lingua: English, French
  • Moeda: British pound
  • Internet: .je
  • Telefone: +44