Nova Caledónia

Nouméa

Conhecida pelas suas praias com palmeiras e por ter uma das maiores lagoas do mundo e uma vida marinha diversificada, a Nova Caledónia é um território francês localizado na Melanésia, a Nordeste da costa da Austrália e a Noroeste da costa da Nova Zelândia. Foi anexada pela França em 1853 e, atualmente, após o Acordo de Nouméa tornou-se numa comunidade com um estatuto sui generis. Estão previstos três referendos sobre a questão do futuro institucional ou manutenção da autonomia dentro da República Francesa. Já foi realizado o primeiro em 2018, estando o próximo previsto para novembro de 2020. 

 

O arquipélago inclui a ilha principal Grande Terre, as Ilhas Loyauté, as Ilhas Belep, a Ilha des Pins e algumas ilhas remotas. As Ilhas Chesterfield do Mar Coral também fazem parte da Nova Caledónia. Embora a língua oficial seja o francês, a cultura é uma mistura Melanésia, Europeia, Polinésia, Vietnamita, Chinesa, Indonésia e muitas outras. Grande Terre com 16 372 km² é a maior ilha da Nova Caledónia. É nesta ilha que reside a grande maioria da população. As restantes ilhas são pouco povoadas, existindo vastas áreas desérticas. Há centenas de quilómetros de caminhos, trilhos, mais de 42 parques e reservas e rios cristalinos com cascatas. Quase um terço da população está concentrada a sul onde está localizada a capital Nouméa. O turismo tem um grande impacto na economia local e do país. Na última década o investimento imobiliário tem sido grande, com um rápido crescimento, principalmente devido ao investimento francês. Os requintados edifícios públicos e as bonitas e preservadas casas são das primeiras coisas que chamam a atenção dos visitantes. A aposta no sector turístico obrigou a criação de infraestruturas e o surgimento de inúmeros hotéis, resorts, restaurantes e lojas de luxo e outras atividades para acolher os visitantes. No roteiro cultural, destaque para o Centro Cultural Jean-Marie Tjibaou, um espaço pioneiro projetado pelo arquiteto italiano Renzo Piano que, além de referência mundial em etnografia dos povos do Pacífico, ajuda a fomentar e preservar as crenças e tradições da cultura Canaque para as futuras gerações. Está localizado numa pequena península a leste de Nouméa, em parte cercado pelo mar e em parte por uma lagoa coberto por densa vegetação. A visitar também a Catedral Saint-Joseph, os Museus Nouvelle Caledônie Ville de Nouméa. A ilha de Grande Terre é cercada pela segunda maior barreira de corais do mundo com uma extensão de 1.600 km, e pela lagoa protegida criada por essa barreira de corais. Os recifes de coral da Nova Caledônia estão situados entre 10 e 50 km de distância da costa da ilha e abrangem uma área total de 24 000 km². Este lugar é muito procurado para a prática de mergulho. 

 

A sudeste da Grande Terre encontra-se a Ilha de Pins com pinheiros delgados, praias de areia branca e uma lagoa de cor esmeralda. Também é aqui que se encontra a montanha mais alta do Arquipélago, o Monte Panie (1628 m). Classificada como Património da UNESCO, em 2008, a lagoa tem quase 24 000 km2 e suporta uma diversificada e exuberante fauna com peixes tropicais, tartarugas, serpentes do mar, tubarões e locais onde se podem avistar golfinhos e baleias. Também é um habitat natural de cerca de 3500 variedades de plantas, das quais três quartos são endémicas, 4300 espécies de animais terrestres. Sem dúvida, um destino especial para os amantes da Natureza. A Nova Caledónia é também um paraíso para os apreciadores de desporto. Neste território um quarto da população está envolvida nalgum tipo de atividade desportiva.

 

Tanto para iniciantes como profissionais, surfe, windsurf, kitesurf são alguns dos desportos aquáticos que é possível praticar. Caminhadas, passeios a cavalo, canoagem ou BTT, são outras atividades praticadas pelos locais e visitantes. Perante as suas maravilhas, as riquezas naturais e a herança cultural destas ilhas, vale a pena visitar a Nova Caledónia, um verdadeiro sonho tornado realidade.

 

Ver foto

Nova Caledónia
  • Nova Caledónia (NCL)
  • Capital: Nouméa
  • Região: Oceania (Melanesia)
  • Fuso Horário: +11:00
  • Denominação: New Caledonian
  • Area: 18 575 km2
  • População: 268 767
  • Lingua: French
  • Moeda: CFP franc
  • Internet: .nc
  • Telefone: +687