Chipre do Norte

North Nicosia

O Chipre do Norte, oficialmente, República Turca de Chipre do Norte, ocupa o terço Norte da Ilha do Chipre, no Mediterrâneo Oriental, dividida entre a Turquia e Grécia, desde o final do século XX. A Turquia é o único país que reconhece esta república, todos os restantes governos e as Nações Unidas apenas reconhecem a soberania da República de Chipre sobre toda a ilha. A Organização para a Cooperação Islâmica - OIC, reconhece o Chipre do Norte com o estatuto de estado observador, sob o nome de Estado Cipriota Turco. 

Chipre é a ilha mais oriental do Mar Mediterrâneo e a terceira em tamanho atrás da Sicilia e da Sardenha. O ponto continental mais próximo fica a 67 km na Turquia. O Chipre do Norte tem cerca de 330 000 habitantes distribuídos por uma área de 3355 km², compreendendo 36% da ilha, conhecida pelas praias, pelos castelos bizantinos e pelas ruínas antigas. A sua capital, Nicósia, com cerca de 61 000 habitantes, situa-se a Sul dos Montes Kyrenia, é uma cidade antiga cercada por muros venezianos. Através dela situa-se a Linha Verde, que divide a cidade em duas. A Mesquita Selimiye em estilo gótico, foi até ao sec. XIII a Catedral de St.Sophia, e Büyük Han é uma estalagem Otomana do século XVI que hoje é um Centro de Artes. A parte sul da cidade velha é um labirinto de becos, lojas de crochê para turistas e jardins de palmeiras e buganvílias. Outras cidades maiores são Famagusta, com 30 000 habitantes, é um antigo porto onde se situa o bairro de Varosha - bairro descrito como uma cidade fantasma que foi abandonado durante a invasão turca do Chipre em 1974. A cidade de Kyrenia situada no litoral Oeste, é conhecida pela sua baía e o castelo do século X. O centro citrícola de Morphou (Güzelyurt, 15 000). A língua materna da população de Chipre do Norte é o turco (turcos-cipriotas e turcos provenientes da Anatólia), com pequenas populações de cipriotas gregos e maronitas. No aspecto religioso, 99% da população professa a fé muçulmana sunita, e 1% restante reparte-se em pequenas comunidades cristãs, principalmente ortodoxas, mas também com presença de protestantes e católicos romanos. Exceto por alguns maronitas, na área de Komakiti, ao extremo Oeste das alturas de Kyrenia, e de vários centros de greco-cipriotas na península de Karpas, os habitantes da República Turca de Chipre do Norte são turco-cipriotas, descendentes dos turcos que se instalaram na ilha depois da conquista do império otomano de 1571. Mesmo que a ilha tenha sido governada pelos venezianos, a população era de maioria grega.

A melhor forma de visitar a RTCN é atravessar a pé a fronteira do Chipre com o Chipre do Norte, em vários pontos de passagem, abertos 24 horas por dia, 7 dias por semana. A fronteira mais acessível é em Nicósia, a passagem da Rua Ledra e do Palácio Ledra, apenas pedonais. Depois de cruzar a fronteira, após dirigir-se ao bastião da Porta de Kyrenia,  onde há transportes públicos que dão a possibilidade de conhecer as principais cidades do Chipre do Norte e outros locais de interesse, tais como ruínas e castelos.

Chipre do Norte
  • Chipre do Norte (TURC)
  • Região: Europe (Southern Europe)
  • Fuso Horário: +02:00
  • Denominação: Turkish Cypriot
  • Area: 3 355 km2
  • População: 326 000
  • Lingua: Turkish
  • Moeda: Turkish Lira
  • Internet: .tr
  • Telefone: +90

Galerias