Reunião

Saint-Denis

A Ilha de Reunião, com uma área de 2510 km2, é um departamento francês no Oceano Índico, a par de outros quatro Departamentos Ultramarinos - DOM: Martinica, Guadalupe, Guiana Francesa e Mayotte. A 800 km a Leste de Madagáscar, Reunião constitui com a Maurícia, Rodrigues e outras pequenas ilhas, o grupo das ilhas Mascarenhas. Os portugueses foram o primeiro povo a tomar contacto com a ilha, seguidos de outros povos, como os árabes, os polinésios e os franceses. Atualmente é considerada a ilha mais próspera do Oceano Índico, com o maior PIB (produto interno bruto). 

Uma montanha situada no Índico, Reunião é conhecida pelo seu interior vulcânico, pela densa vegetação, pelos recifes de corais e pelas praias. O coração do Parque Nacional de Reunião foi inscrito como Património da UNESCO, em 2010. O seu ponto mais famoso é o Piton de la Fournaise, um vulcão ativo, com 2632 m de altitude, onde é possível fazer a sua escalada. Piton des Neiges, com 3069 m, um enorme vulcão extinto, e as três caldeiras vulcânicas de Reunião também são excelentes destinos para a prática de montanhismo. A caldeira vulcânica mais remota da ilha é Cirque de Mafate, cercada de montanhas e acessível somente por voo panorâmico de helicóptero ou a pé. No interior da ilha, as caldeiras vulcânicas Cirque de Cilaos, famosa pela prática de canionismo e pela proximidade das águas termais de Cilaos, e Cirque de Salazie, próxima do conhecido vilarejo nas montanhas chamado Hell-Bourg. Na costa Oeste, na parte mais turística da ilha destacam-se Saint Gilles e Saint Leu. A grande atração são as praias, muito procuradas por surfistas, e a barreira de coral. Para tomar banho a mais apreciada é a praia de Boucan Canot. Nesta região também sopram ventos ideais para os amantes do parapente. Mas é na capital de Reunião, Saint-Denis, que se nota mais a influência francesa, ainda que a parte antiga da cidade conserve, com as suas casas crioulas, o encanto das cidades coloniais. Na rua pedonal Mariscal Leclerc, a diversidade de edifícios religiosos comprova o carácter multiétnico da ilha. São visitas obrigatórias o edifício da antiga Câmara, a catedral, o Passeio Marítimo de Le Barachois, o Jardim do Estado (e pulmão da cidade), o Artithéque (Museu de Arte Contemporânea), e a Mesquita Noor-e-Islam, a mais antiga existente em solo francês. Também nos mercados e lojas da capital podem encontrar-se artigos muito apreciados pelos visitantes, desde artesanato, tecidos coloridos, essências florais e telas pintadas. 

Uma ilha vulcânica em pleno oceano. Florestas luxuriantes de cores vivas contrastando com a escuridão das falésias. Um cenário fantástico partilhado com uma riqueza multicultural e multiétnica. Um destino com sons e sabores crioulos requintados, não fosse um território ultramarino francês.

Ver foto

 

Reunião
  • Reunião (REU)
  • Capital: Saint-Denis
  • Região: Africa (Eastern Africa)
  • Fuso Horário: +04:00
  • Denominação: French
  • Area: 2 512 km2
  • População: 840 974
  • Lingua: French
  • Moeda: Euro
  • Internet: .re
  • Telefone: +262