Saint-Pierre e Miquelon

Saint-Pierre

Oficialmente, Coletividade territorial de Saint-Pierre et Miquelon, desde 2003, é um dos cinco territórios franceses que compõem a Coletividade Ultramarina - COM. Esta pequena possessão francesa nas proximidades da costa Sul da província canadiana da Terra Nova, no Atlântico Norte, é tudo o que resta do vasto império francês na América do Norte durante os séculos XVII e XVIII. Estas ilhas foram descobertas em 1520 por João Álvares Fagundes, um navegador português. 

Constituída por 8 ilhas, sendo as principais: Saint-Pierre (26 km²), Miquelon (110 km²) e Langlade (91 km²). Miquelon e Langlade estão ligadas por um istmo de areia de 12 km de comprimento e alguns de ilhéus desabitados. Nestas ilhas, a paisagem é nórdica e a língua é francesa. A Ilha de Saint-Pierre, onde está localizada a capital homónima e o principal porto, é a mais populosa e concentra a maior parte da área comercial e administrativa do arquipélago. Imperdíveis são as características casas de madeira coloridas. Vale a pena visitar o Museu e os arquivos, e ainda dar um passeio até ao Cabo do Diabo. O aeroporto de Saint-Pierre que está em funcionamento desde 1999, opera voos de longo curso de e para França. Quanto à Ilha de Miquelon, a maior das ilhas, é composta por três ilhas geológicas: Grand Miquelon, Langlade e Le Cap, ligadas por dunas de areia. Uma das atrações da Ilha de Langlade é a realização anual de um festival de música eletrónica em plenas dunas o Dunefest. Na Ilha de Miquelon está localizado o segundo aeroporto do território, que oferece voos para a Ilha de Saint-Pierre e, também, para Montreal. Uma terceira ilha, anteriormente habitada, a Ilha dos Marinheiros, conhecida como Île-aux-Chiens, até 1931, está situada a pouca distância do porto de Saint-Pierre, mas encontra-se desabitada desde 1963. Nos últimos anos as atividades emergentes das ilhas têm sido, essencialmente, o turismo e o artesanato, substituindo a atividade piscatória, considerada o motor da economia do território durante muitos anos. Nas primeiras décadas do século passado, o contrabando foi uma atividade importante nas ilhas, tornando-se especialmente relevante  na década de 1920 com a imposição da Lei Seca nos Estados Unidos. O território, através do Canadá contrabandeou milhares de litros de uísque com esses países. Finda o levantamento desta leia, o território viu-se mergulhado numa profunda crise económica. 

Sem dúvida, Saint-Pierre et Miquelon é um pedaço de natureza preservada com paisagens entre a terra e o mar, dunas, pequenas lagoas, falésias e colinas. Uma biodiversidade rica que vale a pena explorar.

Ver foto

 

Saint-Pierre e Miquelon
  • Saint-Pierre e Miquelon (SPM)
  • Capital: Saint-Pierre
  • Região: Americas (Northern America)
  • Fuso Horário: -03:00
  • Denominação: French
  • Area: 242 km2
  • População: 6 069
  • Lingua: French
  • Moeda: Euro
  • Internet: .pm
  • Telefone: +508