Brasil

Brasília

O Brasil (1822), banhado pelo Oceano Atlântico, é o maior país da América do Sul e o quinto maior do mundo. O país está dividido em 5 regiões principais: Norte, Nordeste, Centro Oeste, Sudeste e Sul. Com mais de 210 milhões de habitantes, onde se fala maioritariamente a língua portuguesa, é considerado o maior país lusófono.

É a norte que se encontra o ‘pulmão do mundo’, a floresta Amazónica, a maior do mundo e onde encontramos um ecossistema ímpar. A banhar esta floresta temos o Amazonas, o rio com maior caudal do mundo e que vai recebendo vários nomes desde o local onde nasce, os Andes, até desaguar, no Atlântico. Para conhecer de perto os costumes dos povos indígenas nada como participar no festival de Parintins. Já no Nordeste temos a cidade de São Luís, no estado de Maranhão, eleita como Património da Unesco pela sua riqueza histórica e cultural. A herança da colonização  portuguesa é bem patente nos vários edifícios e museus, nomeadamente, através dos seus belos azulejos. O Nordeste brasileiro é sobretudo famoso pelas suas praias paradisíacas. Pernambuco é o estado por excelência das estâncias balneares. Porto-de-Galinhas, as praias do Recife, de Alagoas, as de Olinda são verdadeiros paraísos. Olinda é, aliás, uma cidade cujo centro histórico é Património. Também Património Mundial, Salvador da Bahía, é mais um ponto de paragem. É conhecida pela particularidade do seu Carnaval e pelo centro histórico belíssimo, onde são visíveis marcas do período colonial. O Pelourinho, antigo local de castigo de escravos, hoje é uma das zonas mais animadas da cidade. A Igreja do Nosso Senhor do Bonfim também é um ponto popular, assim como o Elevador Lacerda, já que é o primeiro elevador urbano do mundo.

Fora da área continental, o arquipélago de Fernando de Noronha, um dos melhores e mais belos locais do mundo para observar golfinhos. As 21 ilhas e ilhotas são fascinantes, pelas praias fabulosas, pela fauna e flora ricas. Seguindo para o Centro Oeste, encontramos o Parque Natural do Pantanal, com uma fauna e flora ímpares, considerado Património da Humanidade. Com uma beleza natural igualmente deslumbrante encontramos Bonito, um paraíso para o mergulho em cavernas, rios e cascatas. Goiás, que também consta da lista da Unesco, é mais uma cidade a visitar, sendo de destacar os 7 tesouros coloniais que Goiás possui. Ainda nesta região, Brasília, a capital federal do país. O urbanista Lúcio Costa e o arquiteto Óscar Niemeyer tornaram Brasília um paraíso da arquitetura. O Congresso Nacional, o Eixo Monumental, a Esplanada dos Ministérios, a Catedral Metropolitana, o Palácio da Alvorada ou a Ponte JK são exemplos dos muitos belos monumentos. Além da beleza arquitetónica, Brasília, considerada também ‘a cidade da paz’, tem ainda belos espaços verdes e muitos templos. Descendo até ao Sudeste vamos encontrar a Estrada Real, nome dado no passado ao caminho terrestre que servia essencialmente o comércio. É também nesta região que encontramos uma das 7 maravilhas brasileiras, Ouro Preto, uma cidade com uma arquitetura deslumbrante e de grande importância cultural. Outro importante centro histórico pode ser encontrado em Paraty, um bom exemplo da arquitetura do Brasil colonial. Trazida por Portugal, ela está presente em igrejas, casarões, edifícios públicos, entre outras edificações. 

É também no Sudeste brasileiro que encontramos as duas maiores cidades do país, o Rio de Janeiro e São Paulo. Ritmos quentes, praias famosas, animação dia e noite e uma beleza natural única são ingredientes que fazem da ‘cidade maravilhosa’ um destino de eleição. A segunda cidade mais populosa do Brasil, conhecida pela cidade maravilhosa, tem muitos motivos para uma visita, sendo o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor dois dos locais mais emblemáticos e atrativos - este último inscrito nas 7 maravilhas do mundo moderno. Ipanema, Copacabana, Gávea, Léblon e Barra da Tijuca são as praias e os bairros mais conhecidos e luxuosos, que contrastam com as favelas, como o Complexo do Alemão ou a Rocinha. O Rio de Janeiro tem uma cultura muito própria, que se manifesta sobretudo em duas ocasiões especiais, o Carnaval e a Passagem de Ano, vivida por milhões de pessoas vestidas de branco, na praia. Os ritmos do samba são vividos em todo o país, até mesmo em Sampa, nome dado a São Paulo, a grande cidade brasileira (com 11 milhões de habitantes), voltada sobretudo para o turismo de negócios e cultural. Imensos arranha-céus preenchem a cidade, que tem como atrativos principais, museus (ex. MASP, Pinacoteca, Ipiranga ), casas de espetáculo, grandes áreas de negócios, assim como parques naturais (ex. Ibirapuera). É fascinante passear pelos vários bairros que compõem a metrópole e verificar o movimento em que a cidade está envolvida, dia e noite. Destaque para a Rua Óscar Freire. São Paulo é intensa mesmo quando se trata de gastronomia. Para os apreciadores da arte de bem comer são tantos os restaurantes e tão variados, é com os chef's de renome, que o difícil está na escolha. Mais a Sul, Florianópolis ou Floripa, como também é conhecida ou, ainda, a Ilha da Magia, faz jus ao apelido e possui uma orla encantadora. A capital de Santa Catarina estende-se por uma ilha com belezas naturais incríveis, apresentando uma grande variedade de cenários deslumbrantes -  Dunas, morros, lagoas, muito verde, manguezais, montanhas e um sem fim de praias paradisíacas. Por aqui também existe uma população muito diversificada e de clara influência da presença portuguesa. Ainda a Sul encontramos as ruínas de S. Miguel Arcanjo, marcas das missões jesuítas no Brasil. Dada a sua extrema importância histórica, este local foi classificado Património da Humanidade. A mesma classificação é dada às imponentes Cataratas de Iguaçu, na fronteira com a Argentina. Localizadas na Bacia Hidrográfica do Rio Paraná, as quedas de água integram um parque natural. Do lado brasileiro, é possível ver as cataratas de baixo, através de um passadiço inferior junto à Garganta do Diabo, ou apreciá-las de cima, a bordo de um helicóptero.

Um país de crenças firmes, de samba, de bossa nova e alegria. Um país com muitos estados, milhares de cidades e um território vasto, uma variedade imensa de paisagens, tipos de clima, características  geográficas, e um passado histórico único. O Brasil é um pequeno grande mundo que vale a pena conhecer.

Brasil

  • Brasil (BRA)
  • Capital: Brasília
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -05:00, -04:00, -03:00, -02:00
  • Denominação: Brazilian
  • Area: 8,515,767 km2
  • Fronteira com:
    ARG, BOL, COL, GUF, GUY, PRY, PER, SUR, URY, VEN
  • População: 206,135,893
  • Lingua: Portuguese
  • Moeda: Brazilian real
  • Internet: .br
  • Telefone: +55