Colômbia

Bogotá

A Colômbia está situada no extremo noroeste da América do Sul, com saída marítima tanto para o mar das Caraíbas como para o oceano Pacífico. Antiga colónia de Espanha, espanhola, Independente desde 1810, mas só reconhecida em 1819, com a capital em Bogotá, é um país geográfica e etnicamente muito variado, resultando numa cultura e património muito ricos.

Devido ao seu perfil geográfico, a fauna e a flora deste país são de uma grande riqueza. O parque nacional Los Katíos, que congrega 20% da fauna do país, considerado Património da Unesco, é um dos mais conhecidos. O mesmo acontece com o santuário de fauna e flora de Malpelo, numa pequena ilha do Pacífico. O ecossistema da ilha inclui uma variedade única de tubarões, mas também de algas, líquenes, musgos, arbustos e fetos. A Unesco também classificou a paisagem colombiana relacionada com um dos produtos que o país mais exporta, o café. Além da beleza natural e paisagística, há que destacar o património arqueológico da Colômbia, patente em dois locais: o parque arqueológico de Tierradentro, na região (departamento) de Cauca, onde se encontram tumbas, pinturas, estátuas e outros vestígios das civilizações anteriores, e o parque arqueológico de San Agustín, com uma paisagem selvagem espetacular e um grupo de monumentos religiosos e esculturas de deuses incrível. Trata-se do maior grupo de esculturas do género da América do Sul, estando também classificado pela Unesco. Outro marco histórico no país é o centro de Santa Cruz de Mompox, em Bolívar. A arquitetura religiosa, com construções agustinas, dominicanas, franciscanas e jesuítas, é a grande riqueza desta região, Património Mundial da Humanidade. Igualmente eleito pela Unesco, é o centro histórico de uma das maiores cidades da Colômbia, Cartagena das Índias, uma cidade portuária aberta para o mar das Caraíbas. Colorida  e bem animada, é uma das cidades mais visitadas e apreciadas. Dentro das fortificações, três bairros podem ser admirados: São Pedro, São Diego, e o Getsemaní, este último considerado um dos mais populares e que ainda conserva marcas do passado. Várias praias famosas podem ser encontradas na costa da cidade, bem como nas pequenas ilhas coralinas e de águas tranquilas, mais próximas. Nas Caraíbas colombianas, destaque ainda para as Ilhas de Santo Andres e Providência que, além da beleza dos areais e da calma das águas, são ainda ideais para a prática do mergulho.

Das praias para as cidades, além de Cartagena, há que destacar Bogotá, a capital do país, no coração da Colômbia. As dezenas de museus e galerias de arte fazem desta uma cidade voltada para a cultura, de onde se destaca o museu do Ouro. Encontramos também vestígios históricos importantes e bairros famosos. La Candelaria é o mais famoso de todos, pela vida animada e arquitetura pitoresca. Parques naturais, Guatavíta (o sítio do Eldorado), Zipaquirá e o Salto de Tequendama são locais próximos da capital e que podem ser visitados, nomeadamente a bordo do comboio turístico da savana. Já perto da Cordilheira Central encontramos Medellín, uma das cidades mais fustigadas pelos cartéis de droga. Apesar disso, há roteiros turísticos que permitem conhecer o que de positivo a cidade tem para mostrar. Existem vários roteiros, cada um direccionado para uma área - natureza, cultura, comércio ou tecnologia. Conhecida sobretudo pelo Carnaval, Barranquilla, próxima do Mar das Caraíbas, é mais uma cidade a conhecer. Outra das cidades mais povoadas da Colômbia, mas no outro extremo do país, é Cáli, nas margens do Cauca, rio que divide a cidade em duas. Risaralda, com a estátua de Bolívar Nu, Levya, um local com uma beleza natural peculiar. A Sul, encontra-se a região amazónica, em que se destaca o povoado de Letícia, localizado nas margens do Amazonas.

Se ao verde da Amazónia juntarmos o azul das águas das Caraíbas, o branco das neves dos Andes, o amarelo das zonas áridas do país e todo um arco-íris que encontramos nos bairros de Bogotá ou Cartagena das Índias temos um país colorido, animado, hospitaleiro. Actualmente, a Colômbia tenta afastar os fantasmas que assombram o país, devido ao tráfico de droga, tomando medidas para ultrapassar a situação e garantir a segurança de todos.

Colômbia
  • Colômbia (COL)
  • Capital: Bogotá
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -05:00
  • Denominação: Colombian
  • Area: 1 141 748 km2
  • Fronteira com:
    BRA, ECU, PAN, PER, VEN
  • População: 48 759 958
  • Lingua: Spanish
  • Moeda: Colombian peso
  • Internet: .co
  • Telefone: +57