Venezuela

Caracas

A Venezuela (1821), é um dos 17 países megadiversos do mundo, com uma fauna e uma flora ricas e um conjunto de paisagens únicas. Na costa Norte da América do Sul, o país é também diverso no que toca aos aspetos culturais, sendo que a mistura de povos é notória nas principais cidades, onde reside a maioria da população venezuelana.

Caracas, a capital do país, é uma cidade cheia de ritmo, onde abundam museus, galerias de arte, edifícios religiosos e ruas bem coloridas. Localizada no sopé da Montanha de Ávila, Caracas tem como atrativos principais a Praça Bolívar, o Parque Central, o Parque del Este, o Capitólio, a Praça de França ou o Templo de Caracas. Muito especial e Património da Unesco é a Cidade Universitária de Caracas, um exemplo único da Arte contemporânea, onde estão expostas diversas obras de artistas bem conhecidos. A oeste da capital mais uma cidade classificada pela Unesco, Coro. Já na província de Falcón, esta é uma das mais antigas e coloridas cidades do país, que conserva marcas do período colonial. A ‘casa das 100 janelas’ é um dos mais emblemáticos edifícios da cidade que, juntamente com o porto, é Património Mundial. A mesma classificação foi atribuída a um dos parques nacionais que se encontram em território venezuelano, o Canaima, perto de Bolívar, outra importante cidade, já no Sudeste. Trata-se do 6.º maior parque do mundo e é de grande importância geológica, pelas montanhas escarpadas que detém, pela fauna e flora ricas, mas sobretudo pelos chamados tepuis, mesetas de rochas, e pelas quedas de água. Salto Ángel é a mais famosa e a mais alta do mundo. O Salto Ángel, assim como a lagoa de Canaima fazem já parte da chamada Guayana Venezuelana, a Sul do rio Oricoco, próximo do Brasil. Também a 15 km do território brasileiro, mais um ponto de paragem, Santa Elena de Uairén, uma cidade de fronteira conhecida pela extração de diamantes. 

Ainda dentro da Venezuela, impossível esquecer os Andes, que atravessam o país de nordeste a noroeste , abrangendo vários estados. Lagoas, vales, pequenos povoados, igrejas ou a famosa Boconó podem ser apreciados ao longo da designada Rota das Neves, por onde passa o teleférico mais alto do mundo. Num cenário completamente oposto, a norte do país, com saída para o mar das Caraíbas ou o Lago Maracaibo. Aqui destacamos a cidade de Choroní, inserida no Parque Henri Pittoer, com belos edifícios coloniais, e ainda Porto Colombia, cheia de casas coloniais e um porto com acesso a belas praias. Já em pleno mar das Caraíbas, destaque para Los Roques, uma arquipélago com mais de 40 ilhas, 250 bancos de areia e recifes que conferem ao lugar um panorama de sonho. Apenas uma das ilhas, a Gran Roque, é habitada por cerca de 1600 pessoas. Ainda nas Caraíbas, destaque para a ilha Margarita, em El Yaque, a mais famosa e procurada pelos amantes dos desportos aquáticos - windsurf e kitesurf

Um verdadeiro equilíbrio de beleza, com montanhas, planícies, rios, lagoas, quedas de água e até praias de águas quentes das Caraíbas. Da variedade da Venezuela, muito mais haveria a dizer. As praias do Caribe, a animação das principais cidades, os picos andinos, os bosques do interior ou as famosas mesetas tornam este país único no que toca a paisagem.

Venezuela
  • Venezuela (VEN)
  • Capital: Caracas
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -04:00
  • Denominação: Venezuelan
  • Area: 916 445 km2
  • Fronteira com:
    BRA, COL, GUY
  • População: 31 028 700
  • Lingua: Spanish
  • Moeda: Venezuelan bolívar
  • Internet: .ve
  • Telefone: +58