Irlanda

Dublin

Terceira maior ilha da Europa, a Irlanda (1922) é chamada de Ilha Esmeralda pelo verde das suas paisagens, onde se escondem lendas, mitos e muitas histórias do passado celta. Banhada pelo Atlântico, pelo Mar Céltico, pelo Canal de São Jorge e pelo Mar da Irlanda, tem a sua costa está adornada com falésias abruptas, sendo o interior plano, verdejante e cheio de cursos de água - rios, riachos ou os famosos lagos, conhecidos como loughs

Deng e Ree são os dois lagos mais conhecidos no Centro Oeste do país e os Killarney, no Sudoeste do território. Rodeados de montanhas, os três loughs de Killarney compõem uma paisagem belíssima. Os lagos integram um Parque Natural que integra monumentos muito apreciados, como o Castelo de Ross, a Abadia de Muckross e a Ilha de Ross. A paisagem verde é sempre marcada pela História do país, que tem testemunhos espalhados por todo o território. Dois deles estão classificados como Património da UNESCO. Trata-se do Conjunto Arqueológico do Vale do Boyne, a Norte da capital Dublin. O local está recheado de pedras neolíticas, tendo ainda importantes pontos astronómicos. O outro sítio classificado pela UNESCO é o Skellig Michael, uma pequena ilha adjacente à Irlanda, onde fica um mosteiro recheado de lendas, construído no ano 588. Voltando ao território continental, destaque para a capital, Dublin, localizada na foz do Rio Liffey. Uma das mais agitadas e vibrantes cidades da Europa, está repleta de cafés, pubs e lojas. O lazer passa também pelos vários parques e jardins da cidade, como o Jardim Iveagh, o Parque Phoenix, o Parque St Anne, o Jardim das Rosas ou o St Stephen’s Green. A cultura também tem uma presença muito forte em Dublin. São disso prova o Museu Nacional, a Galeria Nacional, a Galeria de Arte Moderna, o Museu e Teatro de Marionetas de Lambert, o Museu James Joice ou o Teatro The Civic. Dublin reúne ainda um conjunto importante de monumentos que vale a pena conhecer. A Câmara, a Casa Leinster, o Four Courts, o Castelo de Dublin, a Igreja de St Micham, a Ponte O’Connel, o Trinity College, a Catedral St Patrick’s ou o Castelo Malahide são apenas exemplos. Outra opção para ver a cidade é fazer um passeio de barco no rio ou optar por uma incursão na Baía de Dublin, de onde se pode vislumbrar a vida marinha e as aves que a habitam. 

Mais para Sul, encontramos as Montanhas Wicklow, onde se encontram monumentos históricos, o Mosteiro de Glendalough ou Avondale, um local rodeado de bosques e de mistério. Também a Sul, Cork, a segunda maior cidade do país, está recheada de museus, galerias e teatros. A Torre do Relógio, a Câmara, o Porto, a Catedral de São Finbarr, o Mercado Inglês ou o Castelo Blarney são outros pontos imperdíveis. Detendo a segunda maior baía natural do mundo, a seguir à de Sydney, também está repleta de belos lagos e bosques. Seguindo para Norte, mais duas cidades em destaque: Limerick, na foz do Rio Shannon, e cujas atrações principais são a Catedral de São João e o Castelo de São João, e Galway, uma bela cidade banhada por uma baía. A Catedral e o Castelo da cidade são apenas alguns dos pontos de interesse nesta zona, na costa ocidental do país, a mais marcada pelas tradições celtas. Já no Mar, ao largo da Galway, ficam as Ilhas Aran, com uma paisagem de grande beleza, que conta com praias, bosques, e também ruínas de fortes e igrejas. No extremo Norte do país, destaca-se Donegal, uma região de castelos. O mosteiro franciscano e o Castelo Freud são alguns atrativos do Norte da ilha. 

A República da Irlanda ocupa cinco sextos da ilha. Apenas uma pequena parte integra a Irlanda do Norte, tutelada pelos ingleses e parte do Reino Unido. Propícia as atividades ao ar livre, o ciclismo, a canoagem, a vela e a pesca são as mais praticadas nas belas paisagens irlandesas. A mistura sublime entre a paisagem e a História tornam o país encantador e propício a uma visita, rodeada de mistério e de descoberta.

Ver foto

Irlanda
  • Irlanda (IRL)
  • Capital: Dublin
  • Região: Europe (Northern Europe)
  • Fuso Horário:
  • Denominação: Irish
  • Area: 70 273 km2
  • Fronteira com:
    GBR
  • População: 6 378 000
  • Lingua: Irish, English
  • Moeda: Euro
  • Internet: .ie
  • Telefone: +353