Brunei

Bandar Seri Begawan

Negara Brunei Darussalam (1984), vulgarmente conhecido por Bruneiintegra dois territórios separados pela Baía do Brunei. Está localizado no Sudeste Asiático, na costa Norte da Ilha de Bornéu, partilhando a fronteira com a Malásia. Considerado um dos mais pequenos e opulentos países do mundo, fez coincidir o seu enriquecimento com o início da exploração petrolífera em 1929. Atualmente, além do petróleo, produz gás natural, importantes fontes de riqueza do sultanato.

O território do Brunei está dividido em duas partes, separadas pela Baía do Brunei. São quatro as regiões que integram o país, Belait (que ocupa 50% do território), Brunei e Muara, onde se situa a capital Bandar Seri Begawan, Temburong e Tutong. Este Estado é governado de acordo com a filosofia nacional da Monarquia Islâmica Malaia, misturando tradições Malaicas com o Islamismo. Grande parte da população habita nas Kampung Ayer, grandes aldeias palafitas com mais de 1300 anos, consideradas por muitos como a Veneza do Oriente. São um emaranhado urbano de casas, pontes e canais, essência do Brunei e um dos mais importantes centros de comércio da Ilha do Bornéu. As suas gentes são hospitaleiras e salta à vista o colorido dos seus trajes. As mulheres, seguindo a tradição islâmica, usam véus e burkas de tecidos coloridos e os homens optam por cores menos exuberantes, usando um turbante em ocasiões festivas. O Brunei é também um país de contrastes, em que encontramos edifícios modestos junto de casas recheadas de ouro. A capital do país é exemplo disso. A residência onde habita o Sultão, a grande Mesquita de Omar Ali Saifuddin, é um imponente edifício onde ressaltam as torres douradas, sendo considerada uma das maiores atrações turísticas da cidade. Outro local imperdível é a mesquita Jame'Asr Hassanil Bolkiah, uma das maiores e mais ricas da Ásia. A beleza do exterior enche os olhos mas também no interior o edifício parece saído de um sonho, onde o mármore, as folhas de ouro e as formas geométricas dominam. Há outras mesquitas importantes no território e que valem uma visita, como a localizada na cidade costeira de Seria, onde também existem belas praias. As praias ensolaradas de extensa areia branca, Muara e Serasa, fazem parte dum património natural que culmina com a grande floresta húmida do parque natural de Ulu Temburong. Já no século XVI, as maravilhas exóticas desta região foram descritas pelos primeiros exploradores europeus, portugueses e espanhóis, que ficaram encantados com a diversidade e beleza da flora e fauna da ilha.

Quem se quiser encantar, há hoje outros parques e reservas naturais a assinalar. Um deles é Palau Ranggu, onde se podem avistar os macacos-narigudos, espécie endémica do país. As reservas florestais de Peradayan, Labi ou Andulau são outros bons locais para admirar a beleza natural do Brunei, um país em que se mistura de forma surpreendente a natureza com as cidades movimentadas e as mesquitas opulentas, onde o luxo salta à vista.

Ver foto

Brunei
  • Brunei (BRN)
  • Capital: Bandar Seri Begawan
  • Região: Asia (South-Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +08:00
  • Denominação: Bruneian
  • Area: 5 765 km2
  • Fronteira com:
    MYS
  • População: 411 900
  • Lingua: Malay
  • Moeda: Brunei dollar
  • Internet: .bn
  • Telefone: +673

Galerias