Rep. Dem. do Congo

Kinshasa

A República Democrática do Congo (antigo Zaire), independente da Bélgica desde 1960 e considerado o segundo maior país do continente negro, é um dos países que ainda vive dias muito conturbados fruto dos conflitos armados ali existentes.

Nas margens do Rio Congo, com vista para Brazavile, a capital da República do Congo, encontramos a capital da República Democrática do Congo , Kinshasa, a terceira capital mais populosa de África. Trata-se do único local do mundo em que duas capitais estão apenas separadas por um rio. Constatam-se grandes e diversas discrepâncias em Kinshasa: pobreza e luxo, áreas comerciais e espaços verdes, prédios e favelas. O Zoo, o mercado dos Artistas, o People’s Palace, a Avenida 30 de Junho ou o santuário para bonobos órfãos, são alguns dos locais de maior destaque na cidade. Nos arredores da capital, imperdível uma visita às cataratas de Zongo, com incríveis paisagens. O Parque Botânico, bem como as praias de areia fina de Mufti também valem uma visita. Mais a Oeste, também merece uma passagem a cidade portuária de Boma. Caminhando para o Centro do país, encontramos a terceira cidade mais populosa, Mbuji-Mayi e, a Sudeste, a segunda maior, Lubumbashi. O Museu Nacional, o Jardim Zoológico e os edifícios universitários são as principais atrações da cidade.

Outros pontos de interesse no país situam-se a Leste, na região dos Grandes Lagos - Kivu e Tanganica. Goma, junto ao Kivu, é uma cidade que vive ainda muito marcada pela presença de milhares de refugiados vindos do vizinho Ruanda. Em Bukavu, destaque para a Catedral de Nossa Senhora da Paz. Nas margens do Tanganica, a cidade de Uvira, com um porto, o Kalundu. Com um dos mais baixos PIB’s do mundo, este país da África Central é, paradoxalmente, dos mais ricos em recursos naturais. Além destes, ressalte-se ainda a riqueza cultural (falam-se cerca de 700 dialetos no território), e a enorme variedade de espécies animais e vegetais, que resultam em cinco locais classificados pela UNESCO: o Parque Nacional Garamba, um dos mais antigos de África, e que alberga os famosos rinocerontes brancos, o Parque Nacional Kahuzi-Biega, onde habitam os últimos gorilas do ocidente, a Reserva de Fauna de Ocapis, habitat de boa parte da população desta espécie animal, o Parque Nacional Salonga,  a maior reserva florestal do continente e que alberga os bonobos, e, finalmente, o Parque Nacional Virunga, o primeiro a ser criado em África, nas montanhas Virunga, uma cadeia de vulcões na África Oriental localizada ao longo da fronteira entre Ruanda, República Democrática do Congo e Uganda. É neste Parque que se encontra o habitat do gorila da montanha, espécie atualmente em grave perigo, que consta da lista vermelha da IUCN, devido a fatores como a perda do seu habitat, caça indiscriminada, doenças humanas e guerras.

A bacia do Rio Congo, que corta o país em forma de ‘U’, as cadeias montanhosas de Mitumba, Virunga e Ruwenzori, bem como o Monte Stanley que, com 5109 m de altitude recebe o título de terceira maior montanha da África, são outros locais com vista privilegiada sobre um vasto país, rico em recursos mas pobre em paz.

Ver África

Bandeira Rep. Dem. do Congo
  • Rep. Dem. do Congo (COD)
  • Capital: Kinshasa
  • Região: Africa (Middle Africa)
  • Fuso Horário: +01:00, +02:00
  • Denominação: Congolese
  • Area: 2 344 858 km2
  • Fronteira com:
    AGO, BDI, CAF, COG, RWA, SSD, TZA, UGA, ZMB
  • População: 85 026 000
  • Lingua: French, Lingala, Kongo, Swahili, Luba-Katanga
  • Moeda: Congolese franc
  • Internet: .cd
  • Telefone: +243

Galerias