Belize é um pequeno país da América Central, a Leste voltado para o Mar das Caraíbas e a Oeste coberto por uma densa floresta. Com fortes ligações às Caraíbas e a América Latina, é o único país da região com uma herança colonial britânica. A sua capital é Belmopan, criada depois de um furacão destruir a cidade de Belize, a maior cidade e a anterior capital.
Neste país encontra-se aquele que é considerado o maior recife do Hemisfério Norte, a deslumbrante e gigantesca Barreira de Coral, um verdadeiro paraíso, em especial para a prática do mergulho. Centenas de ilhas - cayos, dunas, bosques de mangues, atóis, lagoas e estuários integram este sistema verdadeiramente rico em fauna e flora, inscrito na lista do Património da UNESCO. O grande Blue Hole, um enorme buraco de um azul mais escuro e as águas que o circundam, é outra das atrações deste país. Trata-se de uma zona de grutas e cavernas subaquáticas, destinada apenas a mergulhadores profissionais. Entre o México e a Guatemala, Belize é um território que faz parte da rota dos Maias e os vestígios desta civilização no território são diversos e variados. Lubaantum, Nim Li Punt, Pilar, Cahal Pech, La Milpa ou Santa Rita são alguns dos locais mais procurados. O castelo, as praças, os pátios que se encontram bem preservados fazem das Ruínas de Xunantunich o local arqueológico mais importante do país. Também na Caverna de Chech em Ha se encontram vestígios do povo Maia, assim como na Reserva de Caracol, onde se pode ver a Pirâmide Canaa. Perto deste local, destaque para as Cascatas do Vale Escondido e para o Caminho Medicinal Pantí. Várias reservas e parques naturais povoam o território, onde se encontram casas em palafita. Não muito longe da capital, encontramos Santo Ignácio, uma pequena vila com uma vida noturna animada. Já na anterior capital vale uma visita - o Palácio do Governo, a Catedral de São João, a Ponte Swing, o Farol de Fort George e o Memorial Park. Nos arredores desta cidade, novos vestígios Maia, em especial, o Templo Altún Ha ou o Templo do Túmulo Verde. Orange Walk é importante na produção de citrinos, um dos produtos mais exportados pelo país, a par do açúcar. Mais a Sul, Dangriga e a Península de Placencia, um paraíso para a prática de desportos aquáticos.
Neste país, a par da beleza natural, do ecossistema rico, dos recifes de coral e dos vestígios da civilização Maia, destaque, ainda, para as suas características cidades. Por outro lado, a produção agrícola, a pesca e, em particular, o turismo são os motores da economia do Belize. O mar é a grande riqueza do Belize, cujos recifes deliciam os amantes da Natureza e proporcionam experiências únicas, ou a praticar desportos radicais ou a explorar o maravilhoso mundo subaquático que a sua costa oferece.
Ver América