Ascensão

Georgetown

A Ilha de Ascensão é uma pequena ilha britânica no Oceano Atlântico Sul, integrante dos Territórios Ultramarinos Britânicos - Santa Helena, Ascensão e Tristão da Cunha. Com uma área de 88 km², a ilha possui 44 vulcões inativos, encontrando-se muito isolada. O território mais próximo, a Ilha de Santa Helena, está a cerca de 1 300 km para Sudeste, e 1 700 km para Nordeste da costa da Libéria. O seu ponto mais alto é a Montanha Green, com 859 m de altitude, de onde se pode ter uma vista panorâmica de toda a ilha. 

A Ilha de Ascensão é uma das ilhas, estrategicamente, mais bem localizadas do mundo. A base aérea da Royal Air Force (RAF) aqui instalada, serve de plataforma para as operações militares dos Estados Unidos e do Reino Unido no Atlântico Sul, na América do Sul e em África. Esta base é a única opção disponível para aterragens de emergência em toda a região Centro-Norte do Atlântico Sul. A Ilha abriga uma das cinco antenas responsáveis pela operação do GPS, além de uma das estações retransmissoras da rádio BBC, a maior estação emissora de rádio do Mundo. A Ilha de Ascensão foi descoberta em 1501 pelo navegador galego João da Nova, ao serviço de Portugal, tendo também descoberto a Ilha de Santa Helena. Portugal nunca colonizou a ilha, só vindo a ser ocupada em 1815 pela marinha britânica. Dada a introdução de uma diversidade de espécies pelos ingleses, a Montanha Green é atualmente uma das poucas florestas planeadas, a crescer gradualmente todos os anos. Plantas não-indígenas aqui se desenvolvem, e a coroa da montanha é um vale exuberante de bambu. No mar, existe uma variedade de peixes do oceano aberto, incluindo tubarões, atum e barracudas. A tartaruga verde protegida é talvez a mais notável da fauna endêmica, chegando a terra para colocar seus ovos nas praias de novembro a maio. Em terra são encontrados pássaros não-nativos como canários e bicos-de-lacre, bem como várias espécies de aves marinhas. Ao largo da costa Leste da Ascensão, fica a Ilhota dos Pássaros de Boatswain. É um paraíso para as aves marinhas que procuram refúgio dos ratos, gatos e pessoas que vieram para a Ilha da Ascensão da Europa e de África. Após uma campanha bem sucedida liderada pela Royal Society for the Protection of Birds, a ilha principal foi declarada, em 2006, livre de gatos selvagens, e as aves marinhas estão novamente a fazer ninhos na ilha. Georgetown é a capital da Ilha de Ascensão, localizada no Oceano Atlântico. Aqui encontra-se o edifício sede do governo, bem como o antigo quartel dos Royal Marines e a Agência do Royal Mail em Georgetown. A cidade foi fundada em 1815, numa localização estratégica, como uma base naval inglesa contra a frota naval francesa. Durante o século XIX construiu-se um forte e um cais, passando a ser uma pequena vila. No século XXI a cidade é o centro da Ilha de Ascensão, tanto económico como cultural. Dois locais que a ilha oferece e que podem ser desfrutados são a Praia Long Beach e a Enseada dos Órfãos.

Por se tratar de um território sob controlo não civil, existem restrições para visitar este território. A ilha é servida por dois voos cargueiros semanais operados pela Titan Airways, que ligam a ilha à Base Aérea de Mountaineers Pleasan nas Ilhas Falkland, e à Base Aérea de Brize Norton, em Oxfordshire, no Reino Unido. O navio RMS St. Helena realiza ligações mensais com as ilhas de Ascensão e de Santa Helena e com a Cidade do Cabo, na África do Sul. O navio MV Ascension também visita regularmente a Ilha de Ascensão, realizando o transporte de suprimentos para as tropas dos Estados Unidos.

Ver Outros Territórios

Bandeira Ascensão
  • Ascensão (SHNA)
  • Capital: Georgetown
  • Região: Atlantic Ocean (Southern)
  • Fuso Horário: +00:00
  • Denominação: Ascension Islanders
  • Area: 88 km2
  • População: 806
  • Lingua: English
  • Moeda: St. Helena Pound
  • Internet: .ac
  • Telefone: +247