Somália

Mogadishu

Situada no chamado Corno de África, a Somália vive momentos de grande instabilidade, que a colocam entre os países mais pobres do mundo e o que apresenta maiores taxas de mortalidade infantil. Esta conjugação tem sido alvo da preocupação internacional que, apesar de já ter levado a cabo inúmeras ações, ainda não conseguiu tornar este país um local minimamente seguro. A insegurança e os conflitos nas ruas são também notados nas regiões que buscam a independência: Puntlândia, no Nordeste e a Somalilândia, no Noroeste, que se auto proclama independente desde 1991.

Mogadíscio, na costa do Índico, é a capital do país e a cidade com maior número de habitantes. Centro comercial e financeiro, a cidade é ainda povoada por várias milícias armadas. Integra um dos principais portos do continente africano e a partir dela chega-se facilmente a muitas das praias do país. Podendo visitar a cidade, são pontos a não perder a Mesquita Arba'a Rukun, a Mesquita da Solidariedade Islâmica, a Catedral de Mogad, o Palácio Presidencial, o Mercado do Gado ou o Mercado Bakaara. A cerca de 500 km a Sudoeste de Mogadíscio, na foz do Rio Juba, encontra-se a cidade portuária de Kismayo, a terceira maior cidade da Somália. Nesta região está localizado o Parque Nacional de Kismayo, habitat de várias espécies únicas de vida selvagem e plantas, comum aos países da África Oriental. A norte, na região da Puntlândia, banhada pelo oceano Índico, encontra-se a cidade pesqueira de Eyl, até há poucos anos considerada a capital pirata do mundo. Seguindo em direção à Somalilândia, uma região autónoma a Noroeste da Somália, podem encontrar-se as cavernas de Laas Geel, dez grutas com pinturas rupestres, descobertas em 2002, em perfeito estado de conservação. Vistas como o tesouro da Somália, estas estão apenas disponíveis a um número controlado de visitantes. Já em Hargeisa, capital da Somalilândia, merecem destaque o Arco da Liberdade, o Memorial de Guerra, os edifícios com marcas da arquitetura colonial e um belo espaço natural, Naaser Hablood, duas montanhas gémeas que tornam a paisagem marcante. Importante é também a cidade de Berbera, uma região portuária de relevo no país, com abertura marítima para o Golfo de Adem. Destaque ainda para Barawa, uma antiga cidade árabe, outra cidade também com traços árabes é Merca, localizada a cerca de 100 km a Sul de Mogadíscio. Também a Sul, nos arredores da capital está a Praia de Sinbusi, com águas transparentes e um banco de areia que impede a aproximação de tubarões.

A Somália é considerada por muitos como um dos mais perigosos países do mundo. Ainda que tendo o mais extenso litoral de África, as muitas praias com águas transparentes, as paisagens desérticas e a riqueza arquitetónica não são usadas para fins turísticos. Os conflitos entre grupos étnicos diferentes e a luta incessante pela independência de algumas regiões, são razões que indiciam uma grande insegurança, exigindo precauções redobradas caso se pretenda visitar este país e, consequentemente, pouco convidativo.

Ver África

Bandeira Somália
  • Somália (SOM)
  • Capital: Mogadíscio
  • Região: Africa (Eastern Africa)
  • Fuso Horário: +03:00
  • Denominação: Somali
  • Area: 637 657 km2
  • Fronteira com:
    DJI, ETH, KEN
  • População: 11 079 000
  • Lingua: Somali, Arabic
  • Moeda: Somali shilling
  • Internet: .so
  • Telefone: +252

Galerias