Haiti

Port-au-Prince

Ocupando a faixa Ocidental da Ilha de São Domingos, o Haiti faz fronteira com a Rep. Dominicana, estando, contudo, muito aquém do país vizinho, em termos de desenvolvimento. Com uma taxa de analfabetismo próxima dos 50%, grandes dificuldades a nível económico, educacional e até de saúde pública, o país enfrenta grandes dificuldades após uma das maiores catástrofes de sempre, o sismo de 12 de Janeiro de 2010. 

O único local classificado como Património da UNESCO no Haiti, dá a conhecer a emancipação dos escravos negros, um dos maiores legados históricos do país. Trata-se de um complexo que engloba três monumentos construídos no século XIX: a Cidadela, um forte que é um dos monumentos mais visitados, o Palácio de Sans Souci e os edifícios de Ramiers. São três símbolos da liberdade que este país mostra, por terem sido erguidos pelos escravos aquando da proclamação da independência. A maior parte da população está localizada, sobretudo, na faixa costeira, onde se encontra uma das grandes maravilhas do país, as praias, rodeadas de uma vegetação exuberante. Os corais das praias de Labadee, Kyona Beach, Ca-Ira Beach e La Tortue Beach são as mais conhecidas e onde atracam navios de luxo, um ponto de paragem obrigatório na passagem pelas Caraíbas. Porto Príncipe é a capital, banhada por uma fantástica baía. Com gente animada nas ruas e com os famosos tap-taps, a cidade tem como atrativos o Mercado do Ferro, o Palácio Nacional, as famosas destilarias de rum, as velhas mas mágicas casas Gingerbread, a Catedral da Santa Trindade ou as estátuas da Esplanada dos Heróis da Independência. Alguns destes monumentos e edifícios sofreram graves danos com o terramoto e estão agora a ser reconstruídos. Nos arredores da capital, a não perder Kenscoff, com as ruínas de dois fortes, a Montanha de Boitilliers, de onde se pode contemplar a baía, ou Ville Bonheur, um local de peregrinação, onde se diz que apareceu a Virgem Maria. Na faixa Sul do país, destacamos a cidade de Jacmel, rodeada de colinas e também com uma baía fantástica. A cidade é uma das mais peculiares no que toca à cultura do país, em que a música (com influências africanas) e a pintura (com diversos artistas internacionais) são as artes prediletas. Não muito longe, um tesouro natural, as Cataratas de Bassin Bleu. No topo Norte do país, mais uma cidade imperdível, Cap Haitien. A cidade apresenta vários edifícios e ruas com caraterísticas coloniais, a Sé com uma enorme cúpula prateada, vários mercados e lojas onde se podem ver os artistas naïf a trabalhar e, não muito afastada, a baía onde atracou Cristóvão Colombo e o local onde naufragou a nau Santa Maria.

O Haiti é um país com uma História valiosa, tendo sido o primeiro país das Américas a conseguir a independência. Embora considerado pobre, o país era, até 2010, cenário de praias paradisíacas, porto de paragem de cruzeiros de luxo e palco de hotéis fantásticos. Depois do fatídico sismo, o país tenta sobretudo erguer-se, equilibrando a economia e curando as feridas.

Ver América

Bandeira Haiti
  • Haiti (HTI)
  • Capital: Porto Príncipe
  • Região: Americas (Caribbean)
  • Fuso Horário: -05:00
  • Denominação: Haitian
  • Area: 27 750 km2
  • Fronteira com:
    DOM
  • População: 11 078 033
  • Lingua: French, Haitian
  • Moeda: Haitian gourde
  • Internet: .ht
  • Telefone: +509

Galerias