Ilhas Cook

Avarua

As Ilhas Cook são um arquipélago situado no Pacífico Sul, com uma área de 240 km², a 2,7 mil km a nordeste da Nova Zelândia. Composto por 15 ilhas, está dividido em dois grupos: as ilhas do norte, seis pequenos atóis coralinos, baixos e áridos, e as do sul, oito ilhas vulcânicas mais extensas, altas e férteis. O território, embora autónomo, mantém laços políticos com a Nova Zelândia.

As 15 ilhas do Arquipélago espalham-se por uma área bem vasta. A maior delas, Rarotonga, abriga montanhas acidentadas. A Norte, a ilha Aitutaki tem uma grande lagoa circundada por recifes de corais e pequenas ilhotas arenosas. As ilhas, anteriormente exploradas e povoadas por polinésios e espanhóis, receberam o nome do navegante britânico James Cook que, em 1770, traçou o primeiro mapa do Arquipélago. A maioria dos habitantes continua a ser, maioritariamente, de etnia Polinésia. Porém, muitos dos seus habitantes têm emigrado para outros países, em especial, para a Nova Zelândia. Há uma diminuição de população em todas as ilhas, com exceção de Rarotonga, o principal centro populacional das Ilhas Cook. Nesta ilha, no sopé das montanhas, situa-se a capital, Avarua, uma modesta capital que alberga um inúmero de mercados ao ar livre, vários restaurantes e bares, lojas de roupa e o Museu Nacional das Ilhas Cook. Ao longo da Main Street encontram-se bancas de artesanato, bem como as famosas pérolas negras da região. Apesar de as condições não serem favoráveis para o nado, existem pontos de mergulho na região, incluindo o famoso Wreck of the Matai. A sua principal fonte de rendimento e atividade econômica é o turismo com o aumento gradual de turistas internacionais na ultima década, devido a melhoria das suas infraestruturas, de estradas, do aeroporto internacional e do Porto de Avatiu. É também na ilha de Rarotonga que se encontram as praias mais deslumbrantes que povoam as imagens promocionais do turismo no Pacífico Sul. Águas incrivelmente verdes e transparentes, areias brancas e finíssimas, e uma vegetação luxuriante. A visitar ainda a ilha de Aitutaki, abrigo da mais conhecida lagoa do arquipélago. O que mais encanta, para além da transparência das águas e da abundância da fauna marítima, é a possibilidade de observar muitas estrelas-do-mar “gigantes e azuis” em lugares como o ponto Fruits of Rarotonga, no sul da ilha, não muito longe da turística povoação Muni. 

As paisagens das ilhas Cook são bem diferentes das existentes na Nova Zelândia, tal a diferença geográfica entre os dois territórios. Porem, tal facto não impede que estas ilhas sejam igualmente muito belas.

Bandeira Ilhas Cook
  • Ilhas Cook (COK)
  • Região: Oceania (Polynesia)
  • Fuso Horário: -10:00
  • Denominação: Cook Islander
  • Area: 236 km2
  • População: 18 100
  • Lingua: English
  • Moeda: New Zealand dollar
  • Internet: .ck
  • Telefone: +682