Ilhas Falkland

Stanley

Com uma área de mais de 12 mil quilómetros quadrados, as Falkland (ou Malvinas) localizam-se no Sul do Atlântico, na plataforma continental da Patagónia. O arquipélago é formado pela Malvina Oriental, pela Malvina Ocidental e por mais 776 ilhas de menor dimensão. Território ultramarino britânico mas com governo próprio, as Falkland continuam a ser reivindicadas pela Argentina, mesmo depois do restabelecimento das relações diplomáticas com o Reino Unido, após a Guerra das Malvinas, em 1982 e onde morreram cerca de mil soldados.

Com um IDH bastante elevado, estas ilhas vivem essencialmente do turismo, da pesca, da criação de ovinos (com destaque para a exportação de lã de alta qualidade) e da exploração de petróleo. A capital das ilhas é também a única cidade, Stanley. O Museu das Falkland, a Casa do Governo e a Casa do Governador, a Falkland Island Company, com inúmeras lojas, o Arco de osso de baleia, a Catedral Anglicana, a Igreja de Santa Maria, os Memoriais de Guerra (com destaque para o Memorial da Libertação), o Museu Histórico de Dockyard e a Unidade de desativação de explosivos (que teve um importante papel na desminagem do território após os 70 dias da Guerra das Malvinas) são algumas das atrações principais de Stanley. Nas proximidades encontram-se alguns locais privilegiados do ponto de vista da riqueza natural das ilhas. Volunteer Point, com a maior colónia de pinguins-reis, e Gypsy Cave, com a colónia de pinguins de Magalhães, são locais obrigatórios. O mesmo acontece com o Farol de Cape Pembroke, o ponto mais a leste das Falkland e Yorke Bay. Parte biogeográfica da Antártida, com ligação à fauna e flora da Patagónia, as Falkland têm na biodiversidade a sua maior riqueza. Cerca de 16 espécies endémicas habitam as ilhas e podem ser observadas facilmente pelos visitantes. Na Ilha Sea Lion, por exemplo, pode ser vista a maior colónia de elefantes e leões-marinhos, que integram a Reserva Natural da ilha. Já a Ilha Carcass, no extremo noroeste, é um verdadeiro paraíso para os observadores de pássaros. O mesmo pode dizer-se da Ilha West Point, também conhecida como Ilha do Albatroz. O “Nariz do Diabo” é a principal atração da ilha.

Ponto de paragem de Charles Darwin a bordo do Beagle, as ilhas têm algumas particularidades que as colocam entre as mais interessantes do mundo: contam apenas com 3 mil habitantes, mas têm 700 mil ovelhas, têm uma ovelha no brasão e na moeda, possuem apenas 50 kms de estradas pavimentadas e não existe um único semáforo, têm praias desertas belíssimas mas na sua maioria ao visitá-las é bem possível ter que as dividir com numerosos grupos de pinguins. Estes e outros ingredientes fazem das Falkland um destino bem apetecível.

Bandeira Ilhas Falkland
  • Ilhas Falkland (FLK)
  • Região: Americas (South America)
  • Fuso Horário: -04:00
  • Denominação: Falkland Islander
  • Area: 12 173 km2
  • População: 2 563
  • Lingua: English
  • Moeda: Falkland Islands pound
  • Internet: .fk
  • Telefone: +500