Malásia

Kuala Lumpur

A Malásia (1957), localizada no Sudeste Asiático, é conhecida pelas praias, florestas tropicais e mistura de influências culturais. Com uma fantástica variedade geográfica e cultural, a sua população espelha uma grande diversidade. A profusão racial de chineses, indianos, euroasiáticos e malaios, oferece-nos uma variedade ímpar em cada região. Calmo, rico, seguro e muito fácil de visitar, o que torna o destino muito apetecível.

Podemos dividir o país em duas regiões; a peninsular e a insular, na Ilha do Bornéu. Na costa Oriental existem praias e ilhas tropicais de água quente e areia branca. Na parte Oeste da península encontramos o antigo Porto de Malaca, com uma riqueza histórica deixada sobretudo por portugueses e holandeses. Na cidade, a Praça Portuguesa, com mesquitas e museus, assim como a Praça Holandesa, também recheada de museus, são marcas da passagem dos europeus pelo local. A Porta de Santiago é o que resta da a famosa, um forte português que, em tempos, integrou igrejas, palácios e castelos. O Templo de Cheng Hoong Teg é outro local a visitar em Malaca, uma das cidades mais atraentes e muito procurada pelos visitantes. Outra boa opção é andar nas calmas e sossegadas ruas de George Town, cuja zona histórica, bem como a de Malaca, são consideradas Património da UNESCO. A serenidade e a história de George Town contrastam com o modernismo e ritmo frenético da capital Kuala Lumpur. Esta cidade tem nas Torres Petronas, um dos edifícios mais altos do mundo e um dos seus bilhetes postais. A Mesquita Nacional, com um minarete de 73 m, a Mesquita Masjid Jame, rodeada de coqueiros, o Monumento Nacional, uma estátua em bronze situada nos Jardins do Lago são algumas das atrações da cidade, integrada no Estado de Selangor, onde se pode visitar também a Mesquita do Sultão Sab Huddin Abdul Azziz Shah e as grutas hinduístas de formação calcária Batu Caves. Na Ilha do Bornéu, em Sarawak, encontramos montanhas e parques naturais com uma flora e fauna incríveis. Imperdível ainda uma passagem por dois parques, Património da UNESCO, o Gunung Mulu, com belas cavernas numa das florestas-de-chuva. Realce-se que a Gruta de Sarawak é considerada a maior caverna do mundo. Vários habitats, florestas tropicais e várias espécies animais podem ser encontradas no Parque Kinabalu. Em Sabah, podemos explorar rios e mergulhar observando uma variedade imensa de peixes tropicais na Ilha de Sipadan, ou ainda visitar a pequena mesquita palafita na Ilha de Mabul. As Ilhas de Perhentian, na costa Este continental, também são dos locais mais procurados por quem deseja a calma das praias de águas límpidas.

Belos templos contrastam com paisagens verdejantes, igrejas e mesquitas perdem-se em vastas florestas e praias deslumbrantes banham paisagens de um verde incrível. A Malásia é um país em rápido crescimento e visitá-lo torna-se uma experiência inesquecível, para todos os gostos. É uma mescla de arquitetura incrível com uma beleza natural impressionante, mais uma pérola que a Ásia oferece ao mundo.

Ver Ásia

Bandeira Malásia
  • Malásia (MYS)
  • Capital: Kuala Lumpur
  • Região: Asia (South-Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +08:00
  • Denominação: Malaysian
  • Area: 330 803 km2
  • Fronteira com:
    BRN, IDN, THA
  • População: 31 405 416
  • Lingua: Malaysian
  • Moeda: Malaysian ringgit
  • Internet: .my
  • Telefone: +60

Galerias