Tailândia

Bangkok

A Tailândia, antigo reino Sião ou de Aiutaia, é um estado soberano situado no centro da península da Indochina, no Sudeste Asiático. Considerado o 50.º maior país do mundo em área e o 20.º mais populoso, é um dos países mais exóticos e, talvez por isso, um dos que atrai mais visitantes. Mesmo depois da destruição causada pelo tsunami de 2004, o país continua a receber milhares de visitantes, seja pela riqueza cultural que ostenta, pela beleza dos templos que integra ou pelas praias paradisíacas de que dispõe.

Banguecoque é a capital tailandesa e o seu centro económico, cultural, histórico e social. Banhada pelo Rio Chao Phraya, a cidade possui muitos templos de enorme beleza como o Wat Phra Kco, o templo do Buda em Esmeralda, o Wat Traimit, com um buda em ouro maciço ou o Wat Po. Imponente e majestoso é também o Grande Palácio, residência do rei. Além da beleza arquitetónica, a cidade dispõe ainda de vários espaços verdes como o Cinturão Verde ou o Parque Lumphini e ainda de inúmeros museus importantes para conhecer a história deste país asiático. A vasta mistura cultural deste país pode, ainda, ser vislumbrada nos bairros caraterísticos da cidade como o Ban Khrua, o Saen Saep Canal ou o Yaowarat. Com várias zonas comerciais bem dinâmicas, como o Mercado Flutuante, e a variada oferta de passeios de barco no rio, Banguecoque reúne os ingredientes para atrair os visitantes. Paradoxalmente, esta cidade, chamada por uns de Cidade dos Anjos, é também conhecida por Sin City, sobretudo pela proliferação do turismo sexual.

Pese embora esse lado menos positivo, a Tailândia possui vários pontos de interesse de Norte a Sul, com locais classificados como Património da UNESCO. Em Sukhothai, podemos encontrar inúmeros vestígios de religiosos e o esplendoroso templo Wat Mahathat. Também Ban Chiang é um dos locais de destaque na zona Nordeste deste país. Chiang Mai é um dos locais de destaque a Norte. As tribos místicas de Chiang Rai também são relevantes. A Leste, merecem uma visita os locais arqueológicos de Nakhon Ratchasima e os templos de Ubon Ratchattani. No Centro do país, mais uma cidade classificada pela UNESCO, Ayutthaya, com magníficas ruínas de templos. Daqui pode-se iniciar uma fascinante viagem de barco até à capital para apreciar a beleza deste país. Ainda no Centro, a não perder Kanchanaburi, onde se situa a famosa ponte do Rio Kwai, imortalizada pela sétima arte, e ainda dois destinos famosos pelas suas belas praias: Hua Hin, Cha-am e Pattaya, uma das mais famosas estâncias balneares tailandesas. A Sul, as terras férteis abundam e proliferam os campos de arroz, sobretudo em Chumphon. Em Krabi encontra-se uma das mais fascinantes praias do país, com magníficas formações rochosas. Pequenas ilhas e baías deslumbrantes podem ser encontradas em Phang Nga, mais um destino turístico de eleição. Com luxuosos hotéis e todas as infraestruturas para o turismo está Phuket, a maior das ilhas e a que atrai mais gente. Além da beleza natural do território, esta ilha proporciona outras experiências bem interessantes como a prática de desportos ou o contacto com animais de grande porte como os elefantes. Já no Golfo da Tailândia, Koh Samui é um verdadeiro paraíso inexplorado com praias paradisíacas. Praticamente virgem é a região de Trang e Songkhla, que alia a beleza das praias à exuberância da vegetação e a uma cozinha multicultural.

Se a Natureza foi generosa com a Tailândia, o Homem também soube, sobretudo por meio da Fé, construir outras belezas majestosas no país. Dinamismo, hospitalidade, simpatia e boas infraestruturas completam a lista dos ingredientes que fazem deste um país imperdível aos olhos de gregos e troianos.

Ver Ásia

Bandeira Tailândia
  • Tailândia (THA)
  • Capital: Banguecoque
  • Região: Asia (South-Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +07:00
  • Denominação: Thai
  • Area: 513 120 km2
  • Fronteira com:
    MMR, KHM, LAO, MYS
  • População: 65 327 652
  • Lingua: Thai
  • Moeda: Thai baht
  • Internet: .th
  • Telefone: +66