Formosa

Taipei

Território subordinado à China, a Formosa tem características bem distintas do país ao qual pertence, daí que as relações entre as duas partes não sejam pacíficas e haja inclusivamente outros países a intervir nas relações entre ambos. Ao contrário da China, a Formosa vive um regime capitalista, com uma alta taxa de crescimento, registada sobretudo depois dos anos 80. No final dos anos 90, as exportações chegavam a 202% do PNB (produto nacional bruto), sendo um dos quatro tigres asiáticos.

Colonizado por portugueses, espanhóis, holandeses e, posteriormente, chineses, a Formosa, mais tarde também chamada de Taiwain, é constituída por um ilha principal e 77 ilhas menores. Dois terços do território são montanhosos, sendo cinco as montanhas que se destacam, a Serra Central, Yushan (com o ponto mais alto na Montanha de Jade), Xueshan, Ali e Taidong. A fauna e a flora são de uma riqueza notável. São mais de 400 as espécies de árvores e mais ainda os exemplares animais que se podem encontrar na ilha, nomeadamente peixes e borboletas. Para os amantes da Natureza, uma passagem pelos Parques Naturais é recomendável. A cultura do território pode ser facilmente decifrada nas localidades pesqueiras mais famosas da Formosa. Quem preferir o ambiente citadino, a capital, Taipé, é o destino ideal. Com um dos edifícios mais altos do mundo Taipei 101com uma estrutura semelhante a pagodes empilhados, a cidade é agitada e barulhenta, mas reúne um conjunto de monumentos que valem uma visita. O Museu do Palácio Nacional, o Altar dos Mártires Revolucionários, o Jardim Botânico, o Monumento de Chiang Kaishek, o templo budista Lung Shan, a Rua das Serpentes, o calmo Templo do Confúcio ou o interessante Mercado Noturno de Shih-Lin são pontos imperdíveis. Nos arredores da capital, destaque para a praia de Chinshan, rodeada de colinas, e para a pitoresca aldeia pesqueira de Tanshui.

Já a Norte, encontramos a praia Fulung, a favorita para os amantes do surf. Shihtoushan, a montanha da Cabeça de Leão, Taipingshan, a Montanha Agradável, a localidade de Hualien, onde vive uma tribo aborígene são outros locais que merecem uma visita. O mesmo acontece com a Garganta de Taroko, uma espetacular garganta de cal com 19 kms, ou com os templos de Tienhsiang. Na zona central de Taiwan merece uma passagem o centro histórico de Alishan. Chiayi e Juili são aldeias também a conhecer. Estão repletas de cavernas e cascatas e rodeadas de bambu. A Montanha da Celebração, em Cushan, é mais um local a merecer uma paragem no caminho até ao Sul. Templos e estátuas decoram a paisagem de Tungpu, um centro cultural e educativo de grande importância no território. Já no Sul da ilha destaque para o centro urbano de Taitung, onde se encontram templos, mercados, a ilha das orquídeas ou as águas termais de Chihpen. As Ilhas de Penghu, cobertas de vegetação, a cidade de Tainan ou Lanyu, onde decorrem cerimónias aborígenes, são ótimos sítios para conhecer mais de perto a cultura das gentes da Formosa. 

Apesar das diferenças face à China, a Formosa tem a antiga arte chinesa bem preservada. As marcas dos colonizadores também são visíveis, bem como as tradições e mitos dos povos aborígenes. Esta mistura faz nascer a vontade de conhecer este território do Leste Asiático, um território que se deixou envolver numa luta de titãs, nomeadamente entre a China e os Estados Unidos. Não é por acaso que a Formosa é um dos maiores compradores de armas do mundo.

Ver Outros Territórios

Bandeira Formosa
  • Formosa (TWN)
  • Capital: Taipé
  • Região: Asia (Eastern Asia)
  • Fuso Horário: +08:00
  • Denominação: Taiwanese
  • Area: 36 193 km2
  • População: 23 503 349
  • Lingua: Chinese
  • Moeda: New Taiwan dollar
  • Internet: .tw
  • Telefone: +886

Galerias

Vídeos